O terminal de contêineres da Santos Brasil, em Vila do Conde (PA), registrou recorde na operação do navio Ceará, da Marinha brasileira, cujo destino final era o Haiti. Concluída em 18 horas, a operação de transbordo tinha previsão inicial de duração de 72 horas.
A embarcação enfrentou problemas mecânicos, sendo necessária a realização do transbordo de toda a carga, composta por 18 veículos e oito contêineres com alimentos e equipamentos, que seguia para as forças de paz da ONU em solo haitiano.
Segundo o gerente da Santos Brasil de Vila do Conde, Ricardo Medina, foi uma operação de emergência. "A Marinha solicitou nossa ajuda. O porto mais próximo e em melhores condições de operação era o de Vila do Conde. Disponibilizamos equipamentos e operadores para conseguir este resultado excelente", ressaltou Medina.
Tecon Vila do Conde
Parte do Complexo Industrial e Portuário de Vila do Conde, a 96 quilômetros de Belém, o Tecon Vila do Conde está instalado no município de Barcarena, no delta do Rio Amazonas. Ocupa uma área de 103 mil metros quadrados e possui cais de 254 metros, estrategicamente localizado em uma região de grande capilaridade hidroviária. Com capacidade de operação de 250 mil TEU/ano, o Tecon já recebeu investimentos superiores a R$ 30 milhões desde 2008.