A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, registrou um novo recorde de descarga de fertilizantes no Terminal Integrador Araguari, no Triângulo Mineiro. No mês de maio, a companhia alcançou o marco de 1207 vagões descarregados, totalizando 79.180 toneladas do produto. O resultado ultrapassou o último recorde conquistado em outubro de 2014, quando foram descarregadas 66.793 toneladas de fertilizantes na unidade.
A operação de fertilizantes no TI Araguari é inversa à do grão. Com destino a exportação, a carga de grãos é levada pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) para o Porto de Tubarão, em Vitória (ES). Parte dos vagões volta para o Triângulo Mineiro transportando fertilizantes. O produto é descarregado no terminal e segue em caminhões para ser distribuído na região. Para transportarem grãos novamente, os vagões passam por um processo de lavagem.
As operações realizadas pela VLI atendem a todas as normas de segurança, além de serem desenvolvidas com alta tecnologia e eficiência. O transbordo de fertilizantes é considerado de suma importância para a região, considerada um dos principais centros agrícolas do país.
Inaugurado em 2012, o Terminal Integrador Araguari possui uma das maiores estruturas da América Latina para a realização de transbordo, recebimento e armazenagem de grãos e fertilizantes. A unidade tem uma área de 464 mil metros quadrados, equivalente a 65 campos do Estádio Maracanã.