Portos do Brasil

Um navio carregado com 41 mil toneladas de sal deixou o Porto de Natal, no dia 24 último, levando o produto para os Estados Unidos, país que recebe grande quantidade do sal produzido no Rio Grande do Norte.

É a segunda vez que o porto movimenta sal a granel. A primeira vez se deu em novembro de 2015, quando se exportou 24 mil toneladas de sal, sendo uma adaptação logística da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), para atender as salinas localizadas mais próximas de Natal, sem interferir no Terminal Salineiro de Areia Branca, que deverá chegar ao final de 2016 tendo movimentado mais de 2,5 milhões de toneladas.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal do Brasil. O setor salineiro como um todo emprega mais de 70 mil pessoas de forma direta e indireta e é parte significativa da economia do estado. O clima, sol forte, muito vento e pouca chuva fizeram do nosso Estado o maior produtor de sal do país.

Atualmente, 30% da movimentação feita pelo Porto de Natal é de frutas com a predominância do melão, sendo todas armazenadas em contêineres refrigerados. Trigo, tecidos, pescados, peças eólicas, sal e outros produtos completam o percentual restante.

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O engenheiro civil Thiago Andrade Godoi assumiu na manhã desta sexta-feira, 26, a presidência do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Itajaí. Godoi foi indicado pelo Governo Federal, em substituição a Leila Cristina Miateli Pires.

Graduado pela Universidade de Brasília, Godoi é servidor de carreira do Ministério do Planejamento, na função de analista de infraestrutura. Atualmente está lotado no Departamento de Outorgas Portuária da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP). Também atua como presidente do CAP de São Francisco do Sul desde outubro de 2014.

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A Secretaria de Portos (SEP) disponibilizou as contribuições finais para a modelagem da concessão de dragagem dos acessos aos portos organizados recebidas pelo endereço eletrônico [email protected]/* */ no período de 22 abril até 9 de maio de 2015.

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O número de trabalhadores atuando nos portos brasileiros aumentou 47,7% entre 2006 e 2013. São mais de 50 mil profissionais empregados no setor. Nesse período, na operação dos terminais, o número de profissionais avulsos caiu 15,6%. Os que têm vínculo empregatício aumentaram em 213,2%. Os dados são do relatório  "Perfil dos trabalhadores nos portos do Brasil" elaborado pela Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

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Em pesuisa realizada pela Unidade Regional da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), na região Amazônica, 71% dos passageiros disseram que as embarcações nos terminais locais são confortáveis. Cerca de 70% aprovaram a higiene dos navios. Quase 65% também aprovaram a regularidade dos horários disponíveis para as viagens. Os dados foram obtidos na Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Transporte de Passageiros e Misto (Passageiros e Cargas) na Navegação Interior de Percurso Longitudinal Interestadual e Internacional, regulados pela Agência.

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