Sexta, 24 Janeiro 2025

A Iceport – Terminal Frigorífico de Navegantes S/A foi habilitada para armazenar e exportar carnes congeladas que têm como destino a Europa. A portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) entra em vigor no dia 23 de julho. A União Europeia é o maior importador de carne brasileira em valor. O controle do mercado europeu é um dos mais rígidos do mundo e realiza uma série de inspeções até habilitar a comercialização desses produtos. Em menos de seis meses de atuação, a Iceport, um dos armazéns de congelados mais modernos da América Latina, já comprova a tecnologia e o atendimento às normas sanitárias impostos pela UE.

 No ano passado, as exportações brasileiras de alimentos, bebidas, rações e tabaco para a União Europeia alcançaram US$ 13,2 bilhões, quase US$ 1 bilhão a mais que em 2007. Com a possibilidade de novos acordos comerciais, o diretor administrativo da Iceport, Pedro Parigot, vislumbra um forte crescimento das movimentações do terminal frigorífico. “Estamos preparados para atender a demanda internacional. A Iceport é um dos armazéns de congelados mais modernos da América Latina e como está integrada à Portonave, facilita a exportação de produtos congelados.”, explica Parigot.

Juntas, a Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes e a Iceport formam um importante polo de escoamento de produtos congelados, reduzindo os custos e acelerando o processo de transporte do armazém até o terminal portuário. As empresas são especializadas em cargas palletizadas, as preferidas do mercado europeu.

Parigot destacou a importância do empenho do MAPA para a habilitação da Iceport. “O Ministério da Agropecuária realizou uma série minuciosa de inspeções e questionamentos, acompanhando o trabalho da Iceport antes de conceder a habilitação”, contou Parigot. Para o Fiscal Federal Agropecuário Luiz Gustavo Balena Pinto, a habilitação é fruto do trabalho da Iceport. “Isso se traduz no congraçamento de um trabalho humilde, honesto e honrado da Iceport, fazendo de sua atividade, justa e perfeita, um motivo de satisfação e orgulho para o MAPA”, disse. O trabalho de certificação também foi acompanhado de perto pelo secretário da missão do Brasil junto às Comunidades Européias, Eduardo Ferreira.

Fonte: Assessoria de imprensa Portonave

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!