Sábado, 20 Abril 2024

Dia a Dia

Como reverter a triste situação nacional onde a sociedade tem menos direitos do que as empresas? Como criar um sistema tal para que brasileiros e brasileiras não se sintam desprotegidos e sejam respeitados como merecem?

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Leia também * Portuários não querem ser mais enrolados pela Docas do Rio de Janeiro * SEP propõe terceirização na Guarda Portuária e FNP é contra

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O engenheiro Paulo Ferraz, e especialista em transporte ferroviário de longa data, em conversa com o Portogente, lamentou as novas vítimas fatais dos trens e trilhos da América Latina Logística (ALL). Mas por trás dessa tragédia tem muito mais. Com a palavra, o senhor Ferraz: “Além das lamentáveis perdas ocorridas de empregados por acidentes de trabalho (maquinistas, manobradores, mecânicos) os relatórios da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam, anualmente, muitos acidentes de gravidade A (de maiores consequências) com dezenas de vítimas da concessionária.”

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É quase uma peça literária ao estilo de Agatha Christie – autora britânica mundialmente conhecida pelos seus romances policiais, cheios de pistas falsas, suspenses – a dívida que a Libra Terminais deve e tem de pagar ao Porto de Santos. Quanto mais tentamos entender por onde caminham as negociações que estão “sub judice” (por que?), segundo a assessoria de comunicação da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), menos entendemos. O que era simples, se tornou complicado. E a dívida ainda não foi paga e tudo leva a crer que quem vai sair ganhando de toda essa negociação não será o maior porto do País. Quem aposta?

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Mais uma tragédia envolvendo os trens da América Latina Logística (ALL) matou oito pessoas no último domingo (24/11), em São José do Rio Preto (interior de São Paulo). O acidente coloca no centro da questão a atuação da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Como a agência reguladora não sabe em quais condições está a malha ferroviária do País? Não é o primeiro acidente grave e absurdo que acontece envolvendo essa mesma empresa. Todavia, a única referência oficial no site da ANTT é que serão adotadas “providências para apurar o descarrilamento de uma composição ferroviária da concessionária” com deslocamento de uma equipe de técnicos ao local do acidente.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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