Terça, 30 Abril 2024

Nesta quinta-feira (9/4), será realizada audiência pública presencial, no âmbito da consulta, na qual serão debatidos o conteúdo da apresentação e os questionamentos subjacentes sobre o processo de consulta pública, iniciado no dia 2 último, para obter contribuições sobre o modelo de concessão dos canais de acesso dos portos organizados.

Leia também
Não é hora de desvios, mas de projetos portuários de peso

As contribuições colhidas no período de consulta serão consideradas para a definição final de aspectos estratégicos do modelo e para estruturar a elaboração de estudos de viabilidade técnica e econômica das concessões.

Portogente observa que tal iniciativa da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP-PR) deve ser louvada como uma verdadeira inovação dos serviços de manutenção de uma fundamentalinfraestrutura portuária

Apesar do caráter clientelista da Lei 12.815 é importante o papel efetivo que deve ter a Autoridade Portuária, para garantir isonomia no negócio do porto. Dentro dessa visão a UNCTAD inseriu em seu Manual para Planejamento Portuário dos Países em Desenvolvimento: "as Autoridades Portuárias devem ter o poder de aprovar propostas para os investimento no porto". É o melhor caminho para a comunidade portuária zelar por seus interesses e dar menos trabalho para a Polícia Federal.

Entretanto, isso é bem diferente do que ocorre no Porto de Santos, onde um grupo que se autodenomina Santos17 se candidata a assumir o controle da infraestrutura do porto, como a atividade portuária se restrinja aos interesses desses terminais da Santos17. Os projetos de um porto precisam estar alinhados com as necessidades de negócios da sua região. Isso abrange muitos outros interesses que os dos operadores de carga, sem, contudo, e em hipótese alguma, reduzir a importância e a prioridade da dragagem para o produtividade do negócio do porto.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto