Sexta, 04 Outubro 2024

Dia a Dia

Não foi resolvido o problema das demissões sem justa causa, que a diretoria da Codesp efetuou no início deste ano. Apesar da determinação e da palavra empenhada pelo ministro dos Portos, Pedro Brito, as demissões não foram canceladas. Ao que tudo indica, a Codesp jogou no lixo a palavra ministerial de que tudo seria resolvido da melhor forma possível. Nada foi resolvido. Tudo continua na mesma.

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O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, visitou a cidade de Itajaí na última semana. E trouxe uma excelente notícia para o setor portuário local: a liberação de R$ 8 milhões para a aceleração das obras de construção da chamada Via Expressa Portuária. A obra, planejada há anos para o mais importante porto catarinense, saiu do papel somente em 2006, justamente por falta de verbas para a desapropriação das casas que ficam ao redor da área da futura via.

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O presidente do Portus, Instituto de Seguridade Social dos Portuários, Eduardo Celso de Araújo Marinho, fala a este PortoGente a respeito das últimas informações sobre a crise do fundo de pensão.

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No meio do caminho não tem apenas uma pedra, como já disse o nosso poeta Carlos Drummond de Andrade, mas tem generosos gargalos logísticos que podem até prejudicar a produção da indústria automotiva no Brasil.

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No momento em que cresce a movimentação de cargas nos portos brasileiros e a são apresentados novos complexos portuários, como o Porto Brasil e o Porto Sul, é primordial discutir estratégias para reduzir os centenários gargalos logísticos do País. Cientes da (preocupante) situação, representantes da Antaq, de companhias docas e de diversos portos brasileiros se reunirão no final do mês para a realização da 9ª Conferência Portos Brasil, em São Paulo. O evento, previsto para os dias 27 e 28 de maio, irá discutir a “revitalização da estrutura marítimo-portuária com foco na excelência operacional, dragagem e expansão da cabotagem”, conforme comunicado divulgado pela promotora IBC.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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