No momento em que cresce a movimentação de cargas nos portos brasileiros e a são apresentados novos complexos portuários, como o Porto Brasil e o Porto Sul, é primordial discutir estratégias para reduzir os centenários gargalos logísticos do País. Cientes da (preocupante) situação, representantes da Antaq, de companhias docas e de diversos portos brasileiros se reunirão no final do mês para a realização da 9ª Conferência Portos Brasil, em São Paulo. O evento, previsto para os dias 27 e 28 de maio, irá discutir a “revitalização da estrutura marítimo-portuária com foco na excelência operacional, dragagem e expansão da cabotagem”, conforme comunicado divulgado pela promotora IBC.
Formas de prevenir que o Brasil enfrente apagões logísticos e congestionamentos nos terminais portuários serão abordados pelos participantes da conferência, que deverá contar com a participação do diretor-presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Ângelo Baptista, e do diretor de planejamento e finanças da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Adalmir José de Souza.
O transporte marítimo também não ficará de fora. Modal celebrado como opção econômica para reduzir a concentração do tráfego nas rodovias, ainda não tem legislação e incentivos governamentais adequados para sua expansão. Um painel irá aprofundar as discussões em torno do planejamento estratégico de cabotagem e reunirá usuários e agentes do setor para debater a projeção de investimentos em infra-estrutura, otimização de processos e planos de ação para alavancar negócios.
9ª Conferência Portos Brasil 2008
Data: 27 e 28 de maio de 2008
Local: Staybridge Suites São Paulo Hotel - São Paulo
Horário: das 08h40 às 18h00
Informações: 11-3017-6808 ou [email protected]
Leia também
* Administração de porto pode ser privatizada ou terceirizada
* 2008, ano das definições no modal hidroviário. Novo gargalo?