A Codesp, para atender aos interesses do terminal da Deicmar, promove sem pejo a área comercial da empresa, passando por cima de outra área, a técnica. E entrega a uma subordinada contratada, sem a competência técnica adequada, a realização de estudos de atracação no terminal do Saboó.
É uma demonstração da falácia da diretoria técnica do Porto de Santos. Muito provavelmente não haverá transferência do know how técnico como justifica o diretor da área comercial, até porque a patente do software é estrangeira.
O que se pretende com essa contratação desse estudo da USP? Viabilizar o contrato da Deicmar de mais três anos apenas, e que não atende às especificações de movimentação de veículos de um terminal moderno?
Foi justamente por isso, e para suprir essa necessidade do Porto de Santos, que foi autorizado o Terminal de Veículos da Margem Esquerda - TEV.
É inquestionável que o terminal da Deicmar é incompatível e um entrave para o projeto de um Hub Porto de Santos.
Tivesse um perfil compatível com a área comercial do maior porto do Hemisfério Sul, o Sr. Carlos Helmut, de formação escolar média, com certeza estaria preocupado em formular uma estratégia, de competência da área em que foi colocado, para desenvolver a capacidade do porto. Em vez disso, perde tempo, gera ônus e cria mais turbulência na diretoria da qual faz parte e que passados 10 meses ainda não disse por que veio.