Parece que dessa vez a dragagem de aprofundamento do canal de acesso do Porto de Santos vai sair. Finalmente! O maior porto nacional espera por isso há anos, e põe ano nisso. Ainda está fresquinha a Licença Prévia assinada pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, na terça-feira (30). O desencadeamento de todo o processo de licitação dependia, segundo disseram o ministro dos Portos, Pedro Brito, e o presidente da Codesp, José Roberto Serra, reiteradas vezes em entrevistas e declarações para a imprensa, desse documento do órgão ambiental do governo federal.
A voz embargada marcou o breve pronunciamento do presidente da Cia. Docas do Espírito Santo (Codesa), Ângelo Baptista, na abertura do ExpoPortos 2008, nesta terça-feira (30), em Vitória (ES). Ele deixa o cargo no próximo dia 15.
E não é para o Porto de Santos (SP). Nem para o Porto de Suape (PE). É para o Porto do Recife, que há 10 anos não recebe recursos para obras de aprimoramento e viabilização.
Mais de cinco mil trabalhadores já podem conferir os gabaritos do concurso público que vai selecionar 400 portuários para os portos pernambucanos de Suape e Recife. A prova objetiva foi realizada no último dia 7 e contou com uma taxa de ausência de 8,7%, abaixo da média de grandes processos seletivos nacionais. De acordo com os números fornecidos pela organização do concurso, a média é de 12,5 candidatos por vaga.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou no último dia 27, por meio do Decreto-Lei 6.550, o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (Conit). O objetivo do Governo Federal ao desenvolver este órgão é “estudar e propor políticas nacionais de integração dos diferentes modos de transporte de pessoas e bens”. Em outra linguagem, Lula quer fazer a integração entre os modais, um dos temas mais debatidos em seminários e palestras, mas que até hoje não passa de mera ilusão.