Domingo, 14 Setembro 2025

Dia a Dia

Editorial | Coluna Dia a Dia

Portogente

A utopia nega a subjetividade das imposições e abre horizontes.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) será o convidado de honra no abraço simbólico que os alunos e professores da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Rubens Lara, de Santos, darão ao redor do prédio do antigo Grupo Escolar Cesário Bastos, construído em 1916 e tombado. O ato, como sentimento do quadro discente e docente, organizado pelo Portogente, ocorrerá na tarde de 15 de novembro e simboliza a reivindicação por uma instalação adequada para essa instituição pública de ensino superior estadual e referencial. Ainda sem o prédio próprio tão esperado da parte do governo do Estado de São Paulo.

fatec1pg
Imagem gerada por IA

Veja mais: Orgulho Fatecano na conquista do Cesário Bastos

Trata-se de uma demanda que vai além da estrutura física: suprir instalações para um planejamento adequado, como base da excelência acadêmica e plena realização de um projeto educacional. Há 22 anos de história do Portogente, a FATEC/Santos sempre fez parte da equipe, que faz desse portal da web uma referência global e no debate com profundidade sobre o Porto de Santos. Portanto, mais do que um abraço, deve se traduzir por um acampamento.

Veja mais: Afinal, a construção do túnel imerso Santos-Guarujá

A Fatec/Santos no prédio do antigo colégio Cesário Bastos, onde funcionou o primeiro colégio público de Santos e recém-abandonado pela Escola Politécnica da USP, será uma conquista de todo santista. Nos moldes do sonho grandioso que inspirou o criador das Fatec no Estado de São Paulo, o governador Abreu Sodré e da motivação santista do deputado estadual Rubens Lara, professor acadêmico, de concretizar a Fatec/Santos. Portanto, à conquista da casa própria!

Veja mais: Anderson Pomini implanta, finalmente, o Porto de Santos com 17m de profundidade

Como convém a um movimento universitário, essa luta tem foco numa faculdade viva, que escreve um precioso repositório de informações sobre os seus principais eventos ligados à ciência. Por tudo que se escreveu até hoje sobre a Fatec/Santos, está estabelecido, como se por lei e justiça, o direito de ocupar por definitivo o prédio do antigo grupo escolar Cesário Bastos, também berço de capítulos preciosos da história santista.

fatec2pg

Veja mais: Porto & Cidade: integração estratégica para o novo tempo de Santos

Uma faculdade pública deve ser bandeira de todo cidadão. Decerto, não falta motivo nem percepção para o poder municipal posicionar-se à frente da conquista do prédio próprio da FATEC. Portanto, como palco de tantos feitos, a cidade portuária irá se mobilizar alinhada com o sonho dos fatecanos, também tão presentes na atividade do principal porto do hemisfério sul, em tempo de logística tecnológica.

Governador Tarcísio de Freitas, faça a instalação da FATEC/SANTOS no prédio da antiga escola municipal Cesário Bastos, como um fim.

Veja mais: Afinal, a construção do túnel imerso Santos-Guarujá

Assine esta petição para apoiar a transferência da Fatec de Santos para o edifício Cesário Bastos e contribuir para uma educação de qualidade em nossa cidade.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Quebrando recordes históricos em julho, o porto santista está entrando em uma nova fase em que, sem mais dúvidas, ficará sob todos os holofotes do mundo, para o bem (e, claro, também para o mal).

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Porto além de facilitador do comércio, é importante instituição econômica (Sorgenfrei)

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Três décadas atrás, o Brasil inteiro era considerado um país fora das grandes rotas marítimas do mundo, que ligavam EUA/Europa/Ásia.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

O transporte de cargas para terras distantes estimula a imaginação (Clydesdale)

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!