• A capacidade dos trens de carga

    Com relação aos trilhos, existem diversos tipos de forma e de peso. Com relação à forma, o mais usual no Brasil é o perfil Vignole e, quanto ao peso, os trilhos são caracterizados pelo valor em quilogramas de uma barra de um metro de comprimento. Exemplificando: o trilho TR-45 indica que uma barra de 1,00 metro desse trilho deverá pesar aproximadamente 45 quilogramas

  • Ampliar o uso das ferrovias

    Apenas um quinto das ferrovias do Brasil estão ativas ou precariamente ativadas, e o atual modelo de concessões, que não incentiva a ampliação do transporte de cargas e passageiros, pode ser renovado por mais 40 anos.

  • Aparelho de mudança de via

    Hoje, falaremos sobre um equipamento importante para a ferrovia o amv: aparelho de mudança de via

  • Arco Norte tem potencial para tornar Brasil mais justo e competitivo, diz engenheiro

    Em vídeo enviado ao WebSummit Arco Norte, organizado pelo Portogente, o presidente da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (FerroFrente), José Manoel Ferreira Gonçalves, ressalta a importância de se discutir uma logística integrada para aumentar a eficiência da movimentação de cargas nos portos das regiões Norte e Nordeste, potencializando a competitividade do Brasil no comércio internacional e gerando oportunidades para tornar o país mais justo e menos desigual

  • As capacidades dos vagões ferroviários

    A capacidade do vagão ferroviário depende da resistência de cada eixo que compõe o truque e também da resistência da linha por onde ele transita. Se um vagão, por exemplo, permite 25 toneladas por eixo, o peso total poderá atingir até 100 toneladas, incluindo a tara do vagão e a mercadoria

  • Concessão com vetos

    A Lei 13.448/17 foi sancionada, na última semana, com vetos. O dispositivo legal estabelece condições para a prorrogação e a relicitação de contratos de parceria entre governo e setor privado nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário.

  • Corrupção nas ferrovias precisa de investigação

    "O escândalo envolvendo a alta cúpula da gestão pública da empresa Valec é mais um capítulo da promiscuidade entre os agentes públicos e os empresários do setor, que paralisa investimentos e multiplica os ganhos privados injustamente."

  • Diversificação da matriz de transporte

    A diversificação da matriz do transporte brasileiro, em que 80% das cargas são transportadas pelas rodovias, foi um dos principais temas tratados pela Comissão de Infraestrutura (CI) no primeiro semestre, avaliou o presidente do colegiado, Marcos Rogério (DEM-RO).

  • Entrevista - Indústria ferroviária do País cresce em meio a desafios

    Por Solange Santana
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    De uma década para outra, a indústria ferroviária cresceu cerca de 40% na produção de vagões. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), entre 1990 e 2009, foram feitos 28 mil vagões, numa média anual de 2800. Já para 2016 a estimativa parte para uma média anual de quatro mil vagões e a previsão é que, entre 2010 a 2019, sejam produzidos 40 mil. Contudo, mesmo com linhas de crédito do Governo Federal, há preocupação que os números em 2017 quebrem esse ritmo acelerado, tanto na produção de vagões, como locomotivas e trens de passageiros. A situação econômica atual não favorece o fechamento de contratos com entregas previstas para o ano que vem, conforme o presidente da Abifer, Vicente Abate, em entrevista para o Portogente.

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    Concessão da Norte-Sul ameaçada

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  • Entrevista - Malha ferroviária do Sul do País precisa ser valorizada

    Entre outros objetivos, Santa Catarina quer ferrovias do sul do País mais modernas e com expansão para favorecer comércio nacional e exportações

  • Escoamento do minério de ferro é mapeado

    O Brasil é o segundo maior extrator de minério de ferro no mundo e sua comercialização representa 7,2% das exportações brasileiras. Mapeamento da cadeia produtiva e do escoamento do complexo do minério (pelotas e ferro gusa) para exportação e consumo nacional encontra-se no estudo “Corredores Logísticos Estratégicos”.

  • Ferrogrão nos trilhos?

    A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibilizou no seu portal, a partir desta terça-feira (31/10), a lista de documentos para a Audiência Pública nº 014/2017, que colherá subsídios para aprimoramento da minuta de edital e dos estudos técnicos que vão disciplinar as condições da concessão da ferrovia greenfield Ferrogrão

  • Ferrovias: agora vai?

    O PLS-261/2018 está na pauta da 43ª Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos – CAE do Senado Federal (dia 11/DEZ - incidentalmente, “Dia do Engenheiro”).

  • Ferrovias: Importância Para o Transporte de Carga

    A utilização de ferrovias para o transporte de cargas no Brasil se iniciou em 1854 com a construção da primeira ferrovia no país. Entre os anos de 1870 até 1920, esse modal era o mais utilizado para a atividade. Com a priorização de investimento nas rodovias, as ferrovias passaram por um declínio e hoje retornam a ser um dos principais modais de carga no Brasil. 
    Aprenda mais sobre o papel do modal ferroviário no transporte de cargas.

  • Ferrovias: um projeto para o Brasil

    Em seu mais recente artigo, o presidente da Fiorde Logística Internacional, Milton Lourenço, lamenta que o Brasil disponha de uma rede ferroviária tão precária, tendo uma extensão territorial de 8,5 milhões de km2, pouco menor que toda a Europa e atrás também de Rússia

  • Grãos e minérios gestando ferrovias

    Cerca de duas dúzias de projetos ferroviários, novos ou de expansão, patinam para ser implementados. E a lista não pára de crescer. Trata-se de desperdício de oportunidades preciosas para a retomada do crescimento brasileiro

  • Licenciamento ambiental do Ferroanel Norte é aberto

    O Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, ou “Ferroanel”, uma das mais estratégicas e necessárias iniciativas do setor de logística e transportes, iniciou, no dia 23 de junho último, uma nova fase em seu processo de implantação.

  • Locomotivas da Vale ganham “piloto automático”

    A mineradora Vale e a GE Transportation desenvolveram um sistema, inédito no Brasil, que permite conduzir automaticamente os trens da empresa por meio de um computador de bordo.

  • Polêmica no embarque de gado vivo e a instável relação do Brasil com os vizinhos

    Manifestações contra o embarque de gado vivo no Porto de Santos, a instável relação do Brasil com os vizinhos do Mercosul e as intermináveis obras da Ferrovias Transnordestina

    gado menor

  • Processo seletivo de estágio da VLI

    A VLI, empresa de soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais prorrogou o prazo para as inscrições do processo seletivo de estágio 2018. Estudantes têm até dia 17 de outubro para participar.