A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibiliza no seu portal a lista de documentos para a Audiência Pública nº 014/2017, que colherá subsídios para aprimoramento da minuta de edital e dos estudos técnicos que vão disciplinar as condições da concessão da ferrovia greenfield Ferrogrão, compreendida entre os municípios de Sinop (MT) e Itaituba (PA). A concessão será de 65 anos e vencerá o leilão quem oferecer o maior valor ao governo. O lance mínimo será de R$ 0,01.
A ferrovia terá que ser inteiramente construída pela concessionária, que ficará responsável pela implantação da infraestrutura e também pela operação dos trens. O investimento previsto para a ferrovia, que terá 934 quilômetros de extensão, é de mais de R$ 12 bilhões.
Os estudos destacam que a remuneração para a concessionária virá do serviço de transporte ferroviário. De acordo com os documentos, o risco de demanda também será integralmente assumido pela concessionária. A previsão do governo é publicar o edital no primeiro trimestre de 2018 e fazer o leilão no segundo trimestre de 2018.