Caros leitores,
Hoje, falaremos do Rio Reno a principal via de navegação fluvial da Alemanha e também da Europa.
*************************
Histórico
O nome Reno é de origem celta e significa fluir (como em grego antigo 'rheīn'=fluir). Junto com o Danúbio, o Reno constituía a maior parte da fronteira setentrional do Império Romano. Via comercial antes da era romana foi fortificada entre Colônia e Strasbourg, com objetivo de reter as invasões dos bárbaros e foi a via navegável mais importante da Idade Média.
Em 2002, os 65 quilômetros do Vale do Reno, entre Bingen e Koblenz, foram inscritos pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade, juntamente com o rochedo da Lorelei, perto da cidade de Saint-Goar, na Alemanha.
Desde a "Convenção de Mannheim" de 1868, o Reno é considerado uma região de "águas internacionais" da última ponte da Basiléia até o mar do Norte, assegurando à Suíça um acesso livre ao mar. A sede da Comissão central pela Navegação do Reno é em Strasbourg. Fundada em 1815 durante o Congresso de Viena, é a mais antiga organização internacional.
Rochedo de de Lorelei
Importância do porto e sua posição geográfica
O Rio Reno se forma a partir de 2 afluentes, o Vorder e o Hinterrhein que têm suas nascentes na Suíça. O Rio Reno atravessa o Lago Constance e deságua no Mar do Norte em Roterdam, banhando os seguintes países: Suíça, Lichtenstein, Áustria, Alemanha, França e Holanda. Sua extensão total é de 1320 km dos quais 865 km na Alemanha, sendo navegável em 883 km, fato que o torna o principal eixo da rede fluvial da Europa Ocidental e Central.
Entre a Basiléia e seu estuário, o Reno atravessa uma das zonas mais densamente povoadas da Europa ocidental, historicamente rica em comércio e trocas.
O Vale do Reno também foi o berço de uma das principais regiões da Revolução Industrial, a região do Ruhr, que se beneficia de uma importante reserva de recursos minerais, de fácil acesso e favoráveis ao desenvolvimento da industrialização
Mapa do Rio Reno
As principais mercadorias transportadas no Rio Reno são os minérios, as areias e os materiais de construção, os produtos petrolíferos, os grãos e os produtos agrícolas e os produtos siderúrgicos assim como o carvão.
O Reno é um rio turístico e numerosas embarcações realizam cruzeiros e excursões ao longo de suas águas.
Numerosas usinas hidroelétricas e suas eclusas barram o seu leito assim como estações de tratamento e adução de água potável, indústrias e instalações portuárias estão instaladas nas suas margens.
Eclusa de acesso ao Canal do Herne
Antigas instalações portuários e
industriais nas margens do Reno
Referências bibliográficas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Rhein-Karte.png, acessado em 16 de setembro de 2006
Site do Reno http://www.rheintal.de, acessado em 16 de setembro de 2006.
Site do www.webbaviatio.co.uk, acessado em 16 de setembro de 2006