Leia também
* A navegação fluvial no Rio Mississippi - parte 1
* A navegação fluvial no Rio Mississippi - parte 2
* A navegação fluvial no Rio Mississippi - parte 3
Como vimos nos artigos anteriores acima linkados, os principais rios navegáveis da América do Norte são Mississippi, Missouri, Ohio, Tennesse, Illinois, Alabama, Colúmbia, Snake e Arkansas, incluindo ainda a utilização dos Grandes Lagos como via de navegação lacustre e o Rio São Lourenço em direção ao Canadá, sistema que tem uma extensão navegável superior a 40 mil quilômetros, mais de 8 mil instalações e terminais portuários e 239 eclusas.
O Rio Mississippi em Saint Louis - 2012
Todas estas vias aquáticas são utilizadas por uma frota que ultrapassa 40 mil embarcações compostas por barcaças, empurradores e automotores. Finalmente, o número de embarcações de lazer e recreio indica a importância dos rios, lagos e canais para a vida social americana.
Fonte: BTS 2010
Canais de navegação na área central de Chicago – 2013
As 10 principais instalações portuárias dos rios Mississipi e Ohio movimentaram aproximadamente 400 milhões de toneladas em 2011 segundo a Associação Americana de Autoridades Portuárias, números que mostram a importância da navegação fluvial para economia americana, a qual, juntamente com a ferrovia, transporta a totalidade dos grãos produzidos no “Corn Belt” do meio oeste.