Terça, 23 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, iremos continuar a escrever sobre os portos marítimos e falaremos do Porto de Calais, que é o porto europeu com maior intercambio com a Grã-Bretanha.

 

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Histórico

 

Gravura do antigo do Porto de Paradis

 

Em 1190, Henri de Lorraine deu a autorização para o estabelecimento do porto de Paradis. De 1397 a 1558, esteve sob o domínio inglês com a denominação de Fisher’s Gap, devido a atividade pesqueira, quando foi também um porto importante no comércio da lã.

 

Com o passar dos anos, Calais perdeu sua importância como porto de comércio e se firmou como porto de passageiros.

Em 1405 foram construídos os molhes de fixação da barra, os quais são prolongados em 1700 e 1822.

 

Com a utilização dos navios a vapor, os famosos vapores, e os trens a vapor e o ferry-boats, Calais torna-se o principal porto de travessia de passageiros e cargas para a Inglaterra, agora mais segura e confiável do que nos tempos dos veleiros.

 

Importância do porto e sua posição geográfica

Situado numa posição privilegiada no Estreito de Pas-de-Calais, entre o Mar do Norte e o Canal da Mancha, a poucas milhas do maior fluxo comercial do mundo, Calais dispõe de infraestrutura e equipamentos portuários modernos e adaptados à recepção dos grandes navios do comércio internacional.

 

Vista aérea do Porto de Calais, em primeiro

plano as instalações de embarque de passageiros

e veículos de passeio

 

Em função da grande variação da maré no Canal da Mancha, da ordem de 8 metros, o porto de tem 2 bacias para a abrigar as embarcações. A bacia de águas profundas pode receber navios tipo Panamax, e a bacia a nível constante, acessível através de eclusa, para navios de menor porte.

 

Vista aérea do Porto de Calais, em primeiro plano

os molhes de fixação da barra do canal de acesso

 

O tráfego de passageiros é a principal atividade do porto de Calais, apesar da diminuição dos volumes devido a concorrência do Euro-Túnel. Em 2005, circularam por Calais 11.695.472 passageiros e 2.180.916 automóveis de passageiros, embarcados em modernas instalações portuárias e navegando em modernos ferry-boats e navios de passageiros. 

 

Malha rodoviária européia

de conexão ao Porto de Calais

 

O fluxo de mercadoria também é importante, 38.301.666 toneladas em 2005, transportadas principalmente em caminhões e semi-reboques, os quais também embarcam em ferry-boats. O volume embarcado nas instalações portuárias tradicionais foi de 1.651.737 toneladas distribuídas entre graneis e contêineres. Esses números deixam Calais na 4ª posição entre os portos franceses.

 

Ferry-boat utilizado na travessia Calais-Dover

 

A proximidade com a Inglaterra, 45 minutos entre Calais e Dover,  nos modernos catamarans e nos antigos hoover-craft e 75 minutos nos ferry-boats e navios de passageiros, tornaram o Porto de Calais também origem e destino de mini-cruzeiros marítimos. A cada dia ocorrem aproximadamente 60 partidas regulares em cada sentido, oferecidas por 3 companhias de navegação.

 

Hoover-craft deslizando

sobre um colchão de ar

 

Catamaram da Hover Speed

na travessia do Canal da Mancha

 

 

Referências bibliográficas:

 

L’ Office National de la Navigation, La voie navigable: une voie d’avenir. Paris: Automedon, 1980. 56p.

 

Robin, C., Bergeaud, C. Le français par la méthode directe – Deuxième livre. Paris: Librairie Hachette, 1951. 186p.

 

Henry, B.,Henry M. Voyageurs aux longs jours.  Paris: Les Éditions Arthaud, 1982.21 

 

Site do Porto de Calais: www.calais-port.com, acessado em 3 de maio de 2006

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