Segunda, 01 Dezembro 2025

Editorial | Coluna Dia a Dia

O próximo século já chegou (Peter Drucker)

A extensa linha noturna de luzes dos navios na entrada da barra de Santos, aguardando cais para atracar, expõe uma realidade contraproducente, que precisa ser vencida com estruturas que agilizem a logística, acarretem crescimento regional moderno, grandioso e sustentável. O aumento consistente da demanda que ocorre no Porto de Santos, somado às limitações estruturais dos terminais existentes, evidencia a necessidade de ampliar a capacidade operacional desse complexo portuário. A fila de navio é mais do que um sintoma conjuntural, é expressão objetiva de um gargalo sistêmico que restringe produtividade, competitividade e previsibilidade logística.
Neste cenário, o projeto STS10 assume centralidade estratégica.

dad sts
Imagem gerada por IA

Veja mais: STS10: inovação e expansão no Porto de Santos - Portogente

Do ponto de vista técnico, o STS10 representa a expressão mais relevante da infraestrutura portuária brasileira no horizonte das próximas décadas. Sua concepção prevê ganhos de escala, aumento de berços dedicados, maior eficácia no manuseio de contêineres e na integração com modais terrestres – elementos essenciais para reduzir tempos de ciclo, ampliar janelas operacionais e manter a capacidade do porto alinhada ao crescimento da hinterlândia, hoje a mais diversificada e robusta do País.

Veja mais: Café difícil de beber - Portogente

A Região Metropolitana da Baixada Santista, composta por nove municípios contíguos, dispõe de um conjunto institucional que inclui a Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM e um parque acadêmico de 12 universidades. Porém, a ausência de um planejamento metropolitano orientado por dados e integrado ao sistema portuário, limita o aproveitamento pleno do potencial regional. A expansão portuária não pode ser tratada como fenômeno isolado e, por isto, demanda: ordenamento territorial, áreas metropolitanas, logística urbana e integração tecnológica.

Veja mais: A FATEC Santos Precisa de um Lar: Um Chamado ao Governador de São Paulo - Portogente

Nesse contexto, o STS10 precisa ser analisado dentro de modelos de relação porto-cidade já consolidados internacionalmente, que associam desenvolvimento portuário aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às diretrizes da Agenda Porto-Cidade 2030. A ampliação da capacidade portuária deve vir acompanhada de mitigações de impactos, compensações socioeconômicas, transparência decisória e dispositivos de governança que garantam equilíbrio entre eficiência operacional e qualidade urbana.

Veja mais: Judicializar o indispensável: um entrave ao Porto de Santos do futuro - Portogente

Obras correlatas, como o túnel imerso que conectará as margens do canal de acesso ao porto, evidenciam que a infraestrutura necessária ao complexo portuário contemporâneo demanda intervenções complexas e processos de desapropriação baseados em justiça social, segurança jurídica e previsibilidade. O STS10 se insere nesse mesmo ambiente técnico: exige análises multicritério, estudos de impacto operacional, avaliações de riscos, simulações hidrodinâmicas e projeções de demanda de longo prazo, conforme práticas internacionais de gestão portuária.

Veja mais: Estratégias coletivas e o futuro logístico do Porto de Santos - Portogente

Debater o projeto STS10 em toda a sua plenitude implica a análise da sua relação porto-cidade, como processo evolutivo, levando em conta o tempo que passou desde que a Baixada Santista tornou-se porto organizado. Uma porta aberta para um comércio pujante pelos principais oceanos e conexão com os principais centros comerciais do Planeta. Portanto, não é apenas discutir um novo terminal, mas avaliar e efetivar a capacidade da região de operar dentro de parâmetros modernos de competitividade global. Trata-se de alinhar Santos aos principais hubs internacionais e se manter como nó logístico central na matriz do comércio marítimo do Atlântico Sul.

Veja mais: Cidade Tecnológica da inteligência digital do Porto de Santos - Portogente

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!