Caros leitores,
Hoje, falaremos da carga geral na ferrovia brasileira.
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A malha ferroviária americana é praticamente 10 vezes maior do que a brasileira, condição que resulta num total de transporte 4,6 maior em tonelagem anual, mas em toneladas x quilômetros, 11 vezes maior, pois a distância de transporte é 2,4 vezes mais longa.
Índice |
EUA/Brasil |
tonelagem anual |
4,6 |
toneladas x km |
11,1 |
distância de transporte |
2,4 |
As diferenças em relação ao tipo de carga também são grandes. Enquanto as ferrovias americanas transportam praticamente 30% de carga geral, com mais de 13 milhões de embarques de contêineres domésticos e carretas rodoviárias, no Brasil, a carga geral, considerada como aquelas diferentes de graneis líquidos e sólidos, atinge apenas 7%.
Total de tku em 2007 |
|||
concessionária |
total |
carga geral |
% |
ALL |
17.386,0 |
6.537,7 |
37,6 |
CFN |
962,0 |
652,0 |
67,8 |
EFC |
83.323,7 |
459,6 |
0,6 |
EFVM |
75.510,5 |
2.325,7 |
3,1 |
Ferroban |
1.908,9 |
583,8 |
30,6 |
Ferronorte |
9.393,1 |
163,4 |
1,7 |
Ferroeste |
1.100,3 |
136,4 |
12,4 |
FCA |
14.371,9 |
5.793,2 |
40,3 |
FTC |
185,9 |
- |
- |
MRS |
52.515,4 |
1.359,0 |
2,6 |
Novoeste |
1.201,5 |
41,4 |
3,4 |
Total |
257.859,2 |
18.052,2 |
7,0 |
Fonte: RF/ANTT |
Apesar de ser importante em algumas concessionárias, como a ALL (37,6 %), CFN (67,8%), Ferroban (30,6%) e FCA (40,3%), ela é pouco representativa nas grandes ferrovias que transportam graneis: EFC (0,6%), EFVM (3,1%), Ferronorte (1,7%) e MRS (2,6%). Essa característica decorre da especialização de nossas ferrovias para o transporte de minério de ferro e de grãos agrícolas e, por outro lado, à falta de material rodante adequado para o transporte de carga geral, isto é, contêineres terrestres e vagões para o transporte de carretas.
* A ferrovia e a crise econômica na América do Norte
* O potencial do transporte de contêineres nas ferrovias
Além disso, a limitação dos gabaritos ferroviários e a falta de terminais de transbordo restringem a circulação de trens de carga geral no Brasil. Se hoje, os Estados Unidos têm serviço ferroviário adequado para atender os portos e as grandes cidades com trens expressos de contêineres, equipados com vagões double stack e com grande escala de transporte, foram necessários investimentos na construção de terminais e ampliação dos gabaritos ferroviários nos túneis, viadutos e passagens inferiores. A ferrovia americana é bem integrada com os portos, as rodovias e hidrovias, onde os números de terminais somam milhares de unidades.
Fonte: AAR
Terminais intermodais nos EUA. Fonte: Departement of
Transportation – National Transportation Atlas/CNT – 2003
A integração com operadores rodoviários também é importante, pois a ferrovia não tem sempre os trilhos conectados a todos os clientes e, por isso, elaboram acordos recíprocos dos transbordos com outras estradas de ferro e empresas rodoviárias que servem a esses pontos. Essa parceria é produtiva, pois resulta em atendimento coordenado e um comprometimento entre os serviços oferecidos individualmente pelos transportadores em cooperação.
Referências bibliográficas
BALLOU, Ronal H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 4.ed, São Paulo: Bookman, 2001. 532 p.
American Association of Railroads: <http//www.aar.org>.
Um Estudo Sobre a Participação do Modal Ferroviário no Transporte de Cargas no Brasil, dissertação de mestrado UFSC, Sílvio dos Santos -2005.
Revista Ferroviária – março de 2009.
Leia também
* Os números das ferrovias americanas e canadenses
* Os índices de desempenho das ferrovias americanas e canadenses
* Os números do transporte ferroviário de carga na União Européia