Sábado, 23 Novembro 2024

Caros leitores,

 

Hoje, voltamos a falar da sinalização das ferrovias.

 

*************************

 

As sinalizações mais modernas, classes ATC (ATS) e ATO, são utilizadas em ferrovias com tráfego muito intenso como as linhas de metrô e trens metropolitanos, pois permitem intervalos bem pequenos necessários para transportar grandes volumes de passageiros. O metrô de São Paulo pode operar até com intervalos de  um minuto e meio (90 segundos), condição que permite uma capacidade de 40 trens por hora em cada sentido.

 

CTC - Controle de tráfego centralizado

ATC - Controle de tráfego automático

ATS - Sistema de tráfego automático

ATO- Operação de tráfego automática

 

O ATC permite que o sistema atue sobre a composição e caso o maquinista avance um sinal vermelho ou mesmo esteja numa velocidade inadequada para aquele trecho, nesses casos ocorre corte de energia para a tração, parando dessa forma o trem.

 

 

O ATO, além dos requisitos do ATC, permite manter um espaçamento seguro entre os trens, isto é, quando dois trens se aproximam da distância mínima de segurança o sistema procura acelerar o trem da dianteira e retardar o trem da traseira. Os equipamentos que compõem esse sistema são caros e sofisticados,  normalmente estão enterrados no subsolo por questões de segurança ou da própria característica da linha como é o caso do metrô.

 

 

No Brasil, os sistemas CTC (nas ferrovias) e o ATC (nos trens metropolitanos) têm sofrido com o vandalismo e o roubo de cabos e fios que interligam os equipamentos de via com os centros de controle. Esses fatos ocasionam freqüentes interrupções de tráfego, assim como podem provocar sérios acidentes, diminuindo a qualidade e a segurança dos serviços prestados a população.

 

 

Referências bibliográficas

www.poli.usp.br/d/ptr2501

Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!