Sábado, 27 Abril 2024

Caros leitores,

 

Hoje, falaremos da origem do vagão ferroviário

 

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Os primeiros vagões ferroviários foram baseados nas pequenas vagonetas de transporte de carvão, ou seja, tiveram a mesma origem da própria ferrovia. Eram pequenos e não transportavam mais de uma tonelada e, como as primitivas vagonetas, eram abertos sem nenhuma proteção para a mercadoria transportada. Devido à força disponível nas locomotivas, bem maior do que a força animal dos cavalos, a tonelagem desses vagões logo atingiram valores de 4 a 6 toneladas. A estrutura era de madeira, constituída por uma plataforma apoiada em 2 eixos rodantes.   

 

 

Antigo vagão para 5,5 toneladas da Ferrovia Paris-Orleans

 

 

 

A necessidade de proteger e melhor acondicionar a carga logo fez surgir uma infinidade de vagões especializados para os produtos mais importantes transportados pelas ferrovias. A França, com sua grande produção de vinhos renomados, construiu vagões com tonéis de madeira para transportar o vinho, sem, no entanto, perder sua tradicional qualidade.

  

 

Antigo vagão utilizado no transporte de vinho

 

O transporte de suínos, carneiro e ovelhas para abastecer mercados distantes também originou a construção de vagões especializados. Eles permitiam manter a saúde desses animais, com atenção especial para ventilação, limpeza e segregação dos lotes de animais.

 

Vagão de madeira para o transporte de carneiros e ovelhas

 

Para o transporte de frutas, também construídos vagões especiais, como o vagão com aquecimento para amadurecer as bananas transportadas ainda verdes, assim como primitivos vagões térmicos que mantinham a temperatura baixa através da utilização de gelo para as frutas de clima temperado como peras e maçãs.

 

 

Desenho do projeto do vagão para o transporte de bananas

 

 

A estrutura de madeira e eixos simples dos vagões europeus começaram a ser substituídos depois da 1ª Grande Guerra Mundial com a introdução de vagões metálicos com truques de 2 eixos pelo Exercito Americano em 1917.

 

 

Vagão metálico para o transporte de porcos

 

 

 

 

Vagão francês com truque americano de 2 eixos e 4 rodas

 

 

Referências bibliográficas:

 

Encyclopedie des Chemins de Fer - François Get et Dominique Lajeunesse - Editions de la Courtille - Paris - 1980 - 557p.

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