Terça, 23 Abril 2024

Há exatamente 70 anos, o Brasil declarava guerra ao Eixo – Alemanha, Itália e Japão. A atitude foi tomada em razão de cinco navios brasileiros terem sido torpedeados na costa brasileira, mais precisamente no Nordeste. Em apenas dois dias, mais de 500 pessoas foram mortas, a maioria civis.

Para recordar esse triste capítulo da História da Humanidade – do qual o Brasil participou com bravura e atos de heroísmo, no maior conflito bélico de todos os tempos (1939-1945) – reapresento artigo sobre a participação brasileira no teatro de operações da Itália.

Eis o texto, publicado em 2008:

Um descaso com os heróis da FEB

Desde os meus tempos de menino, escutava vários episódios ocorridos com a Força Expedicionária Brasileira (FEB), da parte de meu tio Kepler Alves Borges, hoje com 83 anos de idade, capitão reformado do Exército. Ele participou da Segunda Guerra Mundial, no teatro de operações da Itália, na Terceira Seção do Estado Maior da Primeira D.I.E sob chefia do então tenente-coronel Humberto de Alencar Castello Branco, e autor do livro “O Brasil na Guerra” (1947). O livro está registrado na biblioteca do Imperial War Museum, em Londres.


A cobra fumando, emblema da FEB,
que participou na Itália, durante
a II Guerra Mundial

Entre esses acontecimentos, meu tio conta até os dias de hoje que a FEB era formada por 25.334 pracinhas em seis escalões de embarque, sob o comando do general Mascarenhas de Moraes. Nossos heróis foram a bordo de dois navios-transporte de tropas dos Estados Unidos: “General Meighs” e “General W.A. Mann”.

Vale recordar rapidamente fatos que levaram o Brasil à guerra – o único país da América do Sul a participar do conflito.

A partir de 1941, submarinos alemães começaram a interferir nos navios da Marinha Mercante brasileira. A agressão alcançou nível extremo em agosto de 1942, quando, em cinco dias, por ação de U-boats (submarinos alemães que tinham o prefixo U seguido de número), a Marinha da Alemanha torpedeou cinco navios do Brasil na costa de Sergipe, com a perda de 607 vidas. Sendo que um número considerável era de soldados do Exército a caminho do Nordeste.

Essa ação levou o Brasil a reconhecer o estado de beligerância com o Eixo – Alemanha, Itália e Japão, em 23 de agosto de 1942, e o estado de guerra no dia 31 daquele mês.


Roteiro de combate da FEB no Teatro de Operações na Itália

Clique aqui para ler o texto completo publicado em 2008.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!