Sábado, 27 Abril 2024

Uma das passagens mais interessantes do Porto de Santos é, sem dúvida, a época dos grandes transatlânticos, com seus milhares de passageiros: imigrantes e viajantes em férias.

                  Manobrando na altura do Cais do Armazém 15 da antiga Companhia Docas de Santos, o transatlântico Almeda Star, da armadora britânica Blue Star Line, 1929.

Para os santistas, dia de transatlântico no porto era dia de festa, e sempre houve dois locais muito especiais na Cidade: o Armazém de Bagagem e a passarela da Ponta da Praia, local invejável para ver a passagem dos transatlânticos.

Como já dito, o apogeu dos transatlânticos foi do início do Século 20 até cerca de 1960, quando pouco a pouco os aviões substituíram os transatlânticos nas viagens nacionais e internacionais.

                                 O navio britânico Arlanza, de 1912, atracado no local do primeiro Armazém de Bagagem, construído no cais de pedra, início de 1913 (Reprodução: Acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos, da Prefeitura).

O que dizer então, daqueles anos dourados, quando os gigantescos transatlânticos entravam no Estuário de Santos, cruzavam a Fortaleza da Barra e seguiam majestosos em direção ao porto?

Dando seqüência à série “Assim era o Porto de Santos”, veremos imagens daqueles tempos glamorosos, quando Santos já era o principal porto da América do Sul.

Na próxima semana serão apresentadas mais fotografias, que darão continuidade às lembranças daqueles venturosos tempos, que não voltam mais.

Veja mais imagens:

 

                           Porto de Santos no crepúsculo, em fotografia tirada na antiga ponte do Clube Internacional de Regatas, no Itapema, na margem esquerda do Estuário, no lado de Guarujá, vendo-se - na margem de Santos - navios atracados no Cais do Armazém de Bagagem, 1930.

 

                               Embarque de passageiros do transatlântico francês Louis Lumière, 1953.

 

                                      O transatlântico italiano Conte Grande, um dos mais populares do Porto de Santos, entrando em 1949, na primeira escala após a Segunda Guerra Mundial.

 

                                    O transatlântico Surriento, de bandeira italiana, atracando em Santos com grande número de imigrantes italianos a bordo, 1952.

 

                                  Cartão-postal mostrando o movimentado Porto de Santos no final dos Anos 50 do Século 20.

 

                                   O transatlântico Rosa da Fonseca, um dos Cisnes Brancos do Lloyd Brasileiro, deixando o Porto de Santos para mais uma viagem rumo ao Norte do País.

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