Quinta, 25 Abril 2024

A idéia desta série de matérias é de apreciar situações, acontecimentos e alguns dos navios de passageiros mais famosos que passaram pelo Porto de Santos, que retratam uma época que não volta mais.

O Transatlântico britânico Magdalena, que foi o segundo da armadora britânica Royal Mail Line, passando na altura da Fortaleza da Barra Grande, no Estuário do Porto de Santos – 1903

Durante várias décadas, do começo do Século 20 até o final dos Anos 60, o Porto de Santos tinha intenso movimento de passageiros.

As viagens aéreas, antes e depois da Segunda Guerra Mundial, custavam caro e eram acessíveis a poucos. Por isso os transatlânticos tinham vez – era o tempo deles.

A chegada de um transatlântico no Porto de Santos era um verdadeiro espetáculo. Eram centenas de pessoas que chegavam, milhares que iam esperá-los.

Havia risos e lágrimas, gritos alvissareiros e silêncios comovidos, acenos de lenços e abanos de mão, enquanto um navio de passageiros chegava ao cais – dos mais de 1.500 que aqui escalavam, quando a Cidade era a porta de entrada dos viajantes.

                   O transatlântico francês Les Andes, passando pela Ponta da Praia, em 1903. Note-se que era praia o local onde hoje existe o calçadão de concreto

Os antepassados de gente das mais diversas nacionalidades imigraram para o Brasil, transportados em navios de passageiros.

Quem tinha condições de matar saudades da terra natal retornava também de transatlântico – ou de embarcações mistas, que conduziam cargas e pessoas.

A emoção tomava conta de todos, nos dias de escala de transatlânticos.

Ainda bem que alguns fotógrafos da época, tais como os irmãos José e Rafael Dias Herrera, entre outros, conseguiam eternizar imagens daqueles momentos que não voltam mais.

Na próxima semana serão mostradas novas imagens de navios daqueles anos dourados.

Veja mais imagens:

                     O vapor espanhol Cadiz, de 1908, da armadora Pinillos Izquierdo y Cia., em operação no Porto de Santos – 1910.

             Cartão-postal do início do Século 20, exibindo os transatlânticos Cordillère (francês) e o Duchesa di Genova (italiano), atracado na altura do local da Alfândega do Porto de Santos.

              O navio alemão Sierra Ventana, da NDL - NordDeutsche Lloyd, manobrando na altura do Cais do Armazém 15 da Companhia Docas de Santos, vendo-se ao fundo as torres de transmissão de eletricidade para o porto – 1932.

                  O majestoso Andes, da Royal Mail Lines, navegando pelo Estuário do Porto de Santos em 1952.

                  O inesquecível Giulio Cesare, de 1951, da Italia di Navigazione, deixando o Porto de Santos no início dos Anos 70 do Século 20.

                  O transatlântico português Santa Maria (gêmeo do Vera Cruz), da Companhia Colonial de Navegação, na primeira escala em Santos - 1953.

                  O Cabo San Roque, da armadora espanhola Ybarra y Cia, passando na altura da travessia das balsas do Guarujá – 1970.

            Passageiros desembarcando do Princesa Isabel, do Lloyd Brasileiro, quando fazia Ponte Marítima Rio-Santos – 1968.

Reprodução das fotografias: Acervo L. J. Giraud

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