Segunda, 06 Janeiro 2025

Sendo grande admirador dos transatlânticos de lazer, costumo fazer, em média dois cruzeiros por temporada, sendo um deles minicruzeiros. Entretanto, na temporada 2008/2009, por uma série de fatores alheios à minha vontade, que foram desde a falta de tempo até à crise financeira que inesperadamente assolou o mundo, só consegui fazer um minicruzeiro, que foi excelente em todos os sentidos.

 

O maravilhoso Costa Mediterranea deixando Santos para mais

um alegre cruzeiro. Dez. 2008.

 

O navio escolhido foi o belíssimo Costa Mediterrânea (14/12/2008). O roteiro foi Rio de Janeiro (RJ) e Ilha Bela (SP). Foi tudo muito divertido e alegre, pois além de participar de quase tudo que o navio ofereceu (deliciosos cafés da manhã, jantares no estilo bufê e a la carte, piscina, shows maravilhosos, cassino, festas e tudo que tinha direito), encontrei vários amigos e conhecidos, além de ter feito novas e interessantes amizades.

 

Uma coisa é certa: o Costa Mediterrânea é um daqueles navios em que as pessoas desembarcam pensando num próximo cruzeiro.

 

 

O elegante restaurante do Costa Mediterrânea pouco antes

de ser servido o jantar. Dez. 2008.

 

Mesmo só tendo participado desse memorável minicruzeiro, me senti recompensado de poder assistir junto de um grande público, a grandiosa parada de transatlânticos que desfilaram no estuário do Porto de Santos, tanto no cais como da amurada da Ponta da Praia, e de seus mirantes naturais. Talvez essa parada quase que diária de resorts flutuantes seja o maior espetáculo da Cidade de Santos, a capital dos cruzeiros na América do Sul.

 

Mas, os registros fotográficos feitos pelos amigos shiplovers são verdadeiros documentos fotográficos que, no futuro, servirão de base para contar a história dos cruzeiros marítimos na Cidade. Dentre esses amigos, cito: Silvio Roberto Smera, José Carlos Silvares, Fabio Melo Fontes, Edson Lucas, Antonio Giacomelli, Bruno Pricoli, Emerson Franco, Marco Antonio Pedro, Rafael Viva e Marcelo Machado. Recebi fotos do Wanderley Duck (quem gosta de aviões gosta de navios, trens, ônibus e vice-versa). Muitas dessas fotografias estão presentes nos artigos do Recordar do PortoGente. Valem à pena serem vistas. Para isso basta clicar em textos anteriores, que fica no final de cada artigo.

 

Alegria reinante no salão de jantar do Costa Mediterrânea,

vendo-se o cordão feito pelos participantes do cruzeiro ao som

de belas “canzonis” italianas. Dez. 2008.
 

Ultimamente, a maioria das imagens dos transatlânticos da temporada 2008/2009, que utilizo nas ilustrações de minhas matérias são de autoria dos amigos Smera e Edson Lucas, devido à qualidade das minhas.

 

Neste artigo sou audacioso, isto é, vou exibir imagens simples, clicadas através das lentes da minha câmera própria para fotógrafo amador. Espero que os amigos leitores me dêem um desconto por isso.

 

O majestoso Costa Mágica, desfilando pela Ponta da Praia. Verão 2009.

 

Como num painel fotográfico, vamos recordar  alguns desses majestosos transatlânticos participantes da grande parada (foram quatro meses de duração), cujos nomes já estão simbolicamente gravados nas páginas do livro de ouro do Porto e da Cidade de Santos. No total foram 16 navios, dentre os quais: Costa Mágica, Costa Mediterrânea, MSC Musica, MSC Opera, Grand Facination, Grand Mistral, Splendour of the Seas, Zenith, e o velho amigo da costa brasileira, Island Escape que se despediu definitivamente das temporadas brasileiras.

 

O Porto de Santos recebeu mais de 200 escalas de transatlânticos, que deu uma movimentação de aproximadamente 600.000 cruzeiristas (partida e chegada), nas dependências do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini. Vamos ficar no aguardo das novas “proas” que participarão da próxima temporada, que já está chegando, e com ela a participação do magistral Costa Concórdia, que com outros transatlânticos farão grande sucesso.

 

O imponente MSC Musica foi uma das novidades da temporada 2008/09.

 

O sempre charmoso Splendour of the Seas, numa de suas escalas

em Santos. Verão 2009

 

O Soberano, comando pelo Capitão Amadeu Albuquerque

(ex-comandante do Funchal) passando próximo a linha das

balsas do Guarujá. Verão 2009.

 

O transatlântico Grand Mistral, também teve grande sucesso

na temporada passada. Verão 2009.

 

 O MSC Opera “deslizando” pela passarela da Ponta da Praia.

Verão 2009.

 

Grande multidão de fãs dos cruzeiros assistindo à passagem de

vários navios de cruzeiros da Ponte Edgard Perdigão, num fim de

semana do Verão de 2009.

 

Foto de um dos trechos do Terminal de Passageiros Giusfredo

Santini, clicada de bordo do Costa Mediterranea. Dez. 2008.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!