O tempo de mar e sol ou, em outras palavras, a grande temporada de cruzeiros marítimos 2008/2009, terá início no próximo dia 20 de novembro. De acordo com a Secretaria de Turismo de Santos, cerca de 630 mil passageiros passarão pelo Terminal Marítimo do Concais, onde 14 navios de cruzeiros farão 202 escalas nos 152 dias de muitas festas no porto santista. Eis alguns dos navios: Costa Mágica, Costa Mediterrânea, Costa Romântica, MSC Musica, MSC Sinfonia, MSC Opera, Mistral, Zenith.
A bela fotografia clicada por Silvio Roberto Smera do
MSC Armonia, num das manhãs da temporada 2007/2008
Na temporada passada (2007/2008), passaram por Santos 18 transatlânticos, com uma movimentação de 587 mil passageiros em 200 escalas. Calcula-se que aproximadamente R$ 130 milhões foram gastos na Cidade. Para lembrar, na temporada de 2000/2001, passaram pelo Terminal Giusfredo Santini cerca de 107 mil passageiros.
Pelos resultados positivos, podemos afirmar que os cruzeiros vieram para ficar na costa brasileira. Por ser um País tropical, o Brasil oferece todas as condições para o sucesso dessas lindas proas que por aqui navegaram e navegam.
O Costa Fortuna passando pela Ponta da Praia, em magistral
foto de Tadeu Nascimento. Temporada 2007/2008
Se voltarmos dez anos atrás, ou seja, a 1998, caso não esteja enganado, eram apenas quatro transatlânticos que participaram dessa temporada brasileira: o alegre Rembrandt, o aconchegante Funchal e os bonna gente Costa Marina e Costa Allegra.
Até a década de 1960, só escutávamos falar em cruzeiros quando passavam transatlânticos, em trânsito, com essa modalidade de turismo, como o Caronia (1953), o Rotterdam (1962) e o Kungsholm (1968), entre muitos outros. Os cruzeiros começaram a despontar no Brasil na época dos Cisnes Brancos da Cia. Costeira de Navegação, depois transferidos para o Lloyd Brasileiro. Esses navios eram afretados (a partir de 1963) pelas operadoras de turismo Agaxtur e Exprinter, e em épocas especiais promoviam cruzeiros pela costa brasileira e ao Prata.
Nove transatlânticos atracados simultâneamente em Santos, em
foto enviada por Ary Leal. Temporada 2007/2008
Posteriormente, o empresário Aldo Leone, proprietário da Agaxtur, afretou o navio italiano de passageiros Andrea C, da Línea C, no Reveillon de 1969 para 1970. Foi uma viagem de 13 dias com destino a Buenos Aires. Em janeiro de 1970, o cruzeiro nesse navio foi para Manaus, numa viagem de muita alegria, como ficou registrado, com a duração de 26 dias. O sucesso foi tanto que acabou abrindo caminho para a Costa Armatori, que continuou trazendo para o Brasil os seus navios a partir daí: o Enrico C, Federico C, Franca C e Itália C, até chegar nos mais recentes transatlânticos, como o Eugenio C (depois Eugenio Costa).
Vale lembrar, mais uma vez, que o navio precursor dos cruzeiros foi o Ceylon, da armadora britânica P&O, que em 1857 fez um tour pelo Mediterrâneo. Seus passageiros sequer imaginavam que estavam fazendo história por serem os pioneiros nesse ramo do turismo, o que mais cresceu nos últimos anos.
Dois belos navios no Porto do Rio de Janeiro - Gold Princess e o
Costa Fortuna -, fotografados pelo criativo Edson Lucas
Curiosidades - O amigo leitor sabia que...
· De um total de mais de 10 milhões de pessoas que fizeram cruzeiros em 2006, 60% eram estadunidenses?
· Que entre outros alimentos, um navio de cruzeiro que leva dois mil hóspedes a bordo, consome cerca de 13 mil ovos, 10,2 mil latas de cerveja, uma tonelada de frangos e 68 mil quilos de batatas por semana?
· O transatlântico Campania da Cunard Lines foi o primeiro navio a usar suítes com varandas privativas?
· No século XIX não existia praticamente nenhum tipo de entretenimento a bordo e os passageiros eram obrigados a fazer a limpeza das suas cabines?
· Um navio navega na velocidade média de 20 a 22 nós, um golfinho 21 a nós e uma baleia a 24 nós?
Valer dizer: nos cruzeiros, “pessoas elegantes jamais demonstram irritabilidade, nunca levantam o tom da voz e não exigem, solicitam”
A foto do Splendour of the Seas passando diante do
Pão de Açúcar dispensa comentários. Foto: Edson Lucas
Depois destas boas reminiscências, curiosidades e um alerta de boas maneiras, gostaria de dizer que sou uma pessoa sortuda, pois recebo imagens maravilhosas dos belos transatlânticos de cruzeiros, de amigos como José Carlos Silvares, Silvio Roberto Smera, Tadeu Nascimento, Comandante Gabriel Lobo Fialho, Fábio Mello Fontes, José Carlos Rossini, Marcelo Machado, Edson Lucas, Antonio Giacomelli, Paulo Monteiro, Wanderley Duck, Rafael Viva, Emerson Franco da Silva, Daniel Carneiro, Paulo Lapa, Marco Antonio Pedro e Benedito T. C. Siqueira, entre outros. Assim, encontramos nesta página imagens clicadas por alguns desses amigos. Este artigo é dedicado a todos eles.
Aos caríssimos leitores, desejo um feliz cruzeiro na megatemporada de cruzeiros 2008/2009. Caso não cheguem a fazê-lo, não se preocupem, pois haverá novas temporadas. Os cruzeiros vieram para ficar, com certeza.
A belíssima foto de Tadeu Nascimento, mostrando a saída
do Costa Classica do Porto de Santos, na temporada 2002/2003
O Sky Wonder passando pela linha das balsas Santos/Guarujá,
na temporada 2007/2008. Foto: Silvio Robererto Smera
O belo Rotterdam entrando nas primeiras horas da manhã, em
Santos. Foto: Silvio Roberto Smera
O imponente Zenith na direção do pôr-do-sol na saída de Santos, em dezembro de 2007. Foto de José Carlos Silvares
Leia também
* Confira as imagens mais belas do recorde de navios em Santos
* O Kungsholm passou por Santos em 1968
* A Volta dos Transatlânticos no Pós-Guerra
* Porto de Santana tem recordes e ampliações. Até para cruzeiros