Domingo, 29 Dezembro 2024

Este artigo de Ano Novo, recorda alguns navios de cruzeiros que, participaram de temporadas num passado recente e longínquo até chegarem na atual, a mais brilhante de todos os tempos.

 

Aqui a fotografia de Silvio Roberto Smera mostrando os

transatlânticos Costa Classica e Costa Magica representa os

votos de um Feliz Ano Novo aos leitores e amigos da coluna.

 

Como já foi visto em artigos anteriores, os cruzeiros não são recentes, tanto que, o primeiro que se tem noticia data de 1857, realizado pelo Mediterrâneo a bordo do britânico Ceylon, da armadora P&O. Já nas décadas de 1920, 1930 e 1950, vieram para a América do Sul, renomados navios de passageiros com turistas norte-americanos, canadenses e de outras nacionalidades. Na maioria milionários das mais diversas profissões. Certamente Santos e Rio de Janeiro foram aquinhoadas com suas escalas.

 

Os mais famosos foram o britânico Orca, o sueco Gripsholm, o germânico Bremem, que foi Fita Azul, (galhardete dado aos navios que realizavam a mais rápida travessia do Atlântico Norte), o holandês Niew Amsterdam. Tanto o Bremem como Niew Amsterdam ficaram ancorados na Baia de Santos, nas proximidades da Ilha de Palmas devido as suas grandes dimensões. Não esquecendo de outros famosos como o Kungsholm e o Queen Elizabeth 2. A lista dos transatlânticos em trânsito é longa.

 

O sempre lembrado Eugenio Costa na fotografia de Marco Antonio

Pedro, clicada na temporada de 1994/1995, representa o ano velho,

sempre cheio de boas recordações.

 

Em 1953, passaram pela cidade o Niew Amsterdam, em sua segunda visita e, o primeiro navio construído especialmente para cruzeiros, o britânico Caronia de 1949; sua madrinha foi a Princesa Elizabeth, a atual Rainha Elizabeth II. Esses navios deram uma movimentação na cidade embora a maioria dos cruzeiristas tivesse seguido em excursões a São Paulo e Guarujá.

 

Nos anos 60 e 70 os nossos cisnes brancos, Anna Nery, Rosa da Fonseca, Princesa Leopoldina e Princesa Isabel, participaram de memoráveis cruzeiros com destino ao Prata, Manaus e diversas localidades da nossa costa. No final dos anos 60 foi a vez da Costa Cruzeiros, que na época era a Línea C, a vir como Andrea C. Daí pra frente vieram outros como o Anna C, o Enrico C, o Eugenio C, mais tarde Eugenio Costa, Costa Marina, Costa Allegra, Costa Clássica, Costa Tropicale, Costa Romântica alem de outras nacionalidades como o inesquecível Funchal, o Cabo San Vicente, Danae, Rhapsody e o Rembrandt. A relação é grande.

 

Cena do passado, mostrando a ceia

de Ano Novo a bordo do transatlântico

italiano Conte Grande – 1933.

Acervo: J. C. Rossini.

 

Na atual temporada, de 30 de outubro ate 6 de abril passarão pelo Terminal Giusfredo Santini, aproximadamente  524.000 passageiros. Um verdadeiro recorde em Santos.

 

Os transatlânticos são os seguintes: o Costa Mágica, em sua primeira vinda ao Brasil, Costa Victoria, Costa Clássica, Splendour of the Seas, Island Escape, Island Star, Zenith (primeira vez), Grand Voyager, Grand Mistral, Sky Wonder, Msc Opera, Msc Armonia. Navios em trânsito: Insígnia, Silver Wind, Celibrity, Infinity – um belo desfile de transatlânticos.

 

Cena atual, foto tirada durante o jantar de despedida, no

Restaurante Costa Smeralda, um dos quatro restaurantes do

majestoso Costa Magica. 16/12/2007. Foto: Gustavo Giraud.

 

Tudo isso prova, que os transatlânticos de cruzeiros vieram para ficar e, pondo abaixo o errado conceito de que essa atividade do turismo é só para pessoas abastadas.

 

Já perdi a conta dos cruzeiros que já fiz, mas o primeiro foi em 1968 a bordo do Princesa Isabel, do Lloyd Brasileiro. O último fiz a bordo do fabuloso Costa Mágica, o astro da temporada.

 

Aliás, esse megatransatlantico, não é só o maior da temporada, como também o mais belo. Realmente, sai do navio maravilhado e pensando num próximo cruzeiro.

 

Grupo de cruzeiristas oferecendo um brinde ao novo ano

aos nossos queridos leitores. - Grand Mistral, dezembro/2007.

Foto: Gustavo Giraud.

 

Vale lembrar, que esse navio possui 4 restaurantes, 11 bares, 4 piscinas, uma das quais com cobertura móvel, 6 jacuzzis e tobogã e tudo mais que foi possível imaginar. O que impressiona são suas dimensões: comprimento 272,19 m, largura 35,54 m. numero de partes 13, andares 17, cabines 1358, com capacidade para 3470 hospedes. Ah! Os shows no estilo Broadway/Las Vegas são imperdíveis.

 

Sendo este artigo de Ano Novo, as imagens são de transatlânticos de pintura branca, pois essa cor representa o novo, a alegria, a saúde, a paz, a prosperidade, a esperança a fé e  tudo aquilo que vamos ter de bom neste grande 2008.

 

O Costa Magica, o astro da atual temporada em fotografia de Rafael

Viva, passando pela Ponta da Praia na altura da nova ponte dos práticos. Dezembro/2007.

 

Aos leitores e amigos da coluna, os nossos  votos de UM FELIZ ANO NOVO. VIVA 2008!!!!!!

   

Parabéns a Costa Cruzeiros pelos 60 anos de atividades no Brasil.

Desde novembro de 2007, a Costa deu inicio as comemorações dos seus primeiros 60 anos como companhia de navegação. Foi com o Anna “C”, num distante mês de março, partindo de Gênova com escalas em Santos e Rio de Janeiro, rumo a Buenos Aires, que essa maravilhosa aventura começou. De lá para cá, mais de um milhão de pessoas embarcaram nos navios Costa para realizar viagens e cruzeiros dos sonhos.

 

Veja mais imagens:

Que as alegrias de 2007 estejam presentes no decorrer de 2008. 

Discoteca Costa Classica. Foto: Roberta Giraud

 

O Princesa Isabel do Lloyd Brasileiro, onde o autor fez seu

primeiro cruzeiro em janeiro/1968, ainda com o emblema da

companhia Nacional de Navegação Costeira, na chaminé.

Óleo sobre tela / Antonio Giacomelli.

 

Representando um belo passado das temporadas de

cruzeiros no Brasil vemos na fotografia de Edson Lucas o belo

Funchal. Estar a bordo do Funchal é estar ao mesmo tempo

em Portugal e no Brasil. – 1995.

 

Fechando com chave de ouro este artigo de Feliz Ano

Novo uma bela imagem do maior jardim a beira mar do

mundo. Os jardins das praias de Santos. Feliz 2008.

Foto: Tadeu Nascimento.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!