Domingo, 28 Abril 2024

Foto: http://hilton.org.uk

Hotel New York - Roterdã

Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
O mar é das gaivotas
Que nele sabem voar
O mar é das gaivotas
E de quem sabe navegar.
 
Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
Brigam Espanha e Holanda
Porque não sabem que o mar
É de quem o sabe amar.
 
Leila Diniz
Do livro: "Leila Diniz", Editora Brasiliense, 1983, SP

O que a Holanda tem a ver com a Espanha? Pensou em futebol? Não, não estou falando de Copa do Mundo. Os Países Baixos são frequentemente chamados de Holanda, o que é formalmente incorreto, já que as Holandas do Norte e do Sul são duas de suas doze províncias.

Na época da ocupação romana, que se mantém até o século IV, a região dos Países Baixos era povoada por tribos célticas e germânicas, que haviam se assentado provavelmente em 600 a. C. No reinado de Carlos V, Sacro Imperador Romano e rei da Espanha, a região era parte das Dezessete Províncias dos Países Baixos, abrangendo a maior parte do que hoje é a Bélgica.

O império espanhol reconheceu a República Holandesa dos Países Baixos Unidos, no século XVI, governados pela casa de Orange-Nassau e os Estados Generais, que anteriormente foram uma província do império espanhol. Os Países Baixos tornaram-se, assim, a primeira nação europeia a assumir uma forma de governo republicana.

A República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos desenvolveu-se e tornou-se uma das mais importantes potências navais e econômicas do século XVII – o “Século de Ouro”.

Metade do território holandês fica a menos de um metro acima do nível do mar, e boa parte das terras estão abaixo do nível do mar. O ponto mais baixo, Nieuwerkerk aan den IJssel, perto de Roterdã, localiza-se a um nível de 6,76 metros abaixo do nível do mar.

Foto: http://wilhelminapier.eu

Em Roterdã, o Hotel New York, antiga construção de 1920, ao centro,
e as duas torres do início do século XXI: o World Port Center do
arquiteto Norman Foster (à esquerda na foto), com 124 metros de
altura, e a Montevideo Tower do arquiteto Francine Houben (à direita),
com 140 metros de altura.

Roterdã abriga o espírito contemporâneo e o conservador. A arquitetura tradicional holandesa, da época medieval, ainda existe em Delfshaven (Roterdã). A origem desse lugar remonta ao século X, quando ainda não pertencia à cidade de Roterdã. Naquele século, a região de Delft, distante cerca de 30 km de Roterdã, precisava de acesso marítimo, e por isso foi construído um porto, chamado de Delfshaven. “Haven” significa porto em holandês.

A cidade portuária de Roterdã cresceu e englobou o antigo Porto de Delft. Mas a modernidade do grande Porto de Roterdã não eliminou as particularidades históricas de Delft.

Leia também

* Representante do Porto de Roterdã revela trunfos do complexo holandês

* Ausência de pesquisas prejudica definição de política para os portos

* Governo quer atrair empresas holandesas para o PND

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!