Ampliação da capacidade do Tecon Santos
- Área incorporada ao pátio: espaço será utilizado para armazenamento de contêineres;
- Nova sede administrativa: prédio moderno e sustentável ao lado da portaria terrestre;
- Capacidade ampliada: Tecon Santos chegará a 3 milhões de TEUs até o final de 2026.
A Santos Brasil dá início a mais uma etapa do projeto de ampliação do Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul, com a desativação e demolição do seu prédio administrativo e o início da construção de uma nova sede, mais moderna e sustentável.
A edificação atual ocupa uma área de 4 mil m² e está localizada no centro do pátio do terminal. Após as obras, o espaço será incorporado ao pátio de contêineres, ampliando a capacidade de armazenamento.
A nova sede terá cinco andares, cerca de 1,2 mil m² de área construída e capacidade para abrigar até 450 funcionários.
O projeto está alinhado ao Plano de Transição Climática da Companhia, com meta de se tornar net zero até 2040, incorporando requisitos da certificação LEED, como materiais sustentáveis, eficiência energética, terraços verdes e integração com bicicletas.
Equipamentos
Em 2026, o terminal receberá dois portêineres e oito RTGs elétricos, fabricados pela ZPMC, com investimentos de aproximadamente R$ 300 milhões.
Os novos portêineres contarão com tecnologia TPS (Truck Position System) e operação remota, permitindo que operadores atuem à distância no centro de operações.
A frota elétrica reduzirá em até 97% as emissões de CO² desses equipamentos, evitando o lançamento de 713 toneladas de CO² por mês na atmosfera.
Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas, com mais de 28 anos de atuação. Controlada pelo Grupo CMA CGM, já investiu mais de R$ 9 bilhões em expansões, equipamentos e tecnologia, sendo signatária do Pacto Global da ONU e certificada pelo GPTW pelo sétimo ano consecutivo.








