O desenvolvimento da cidade nem sempre respeita uma lógica linear no tempo e no espaço. Fatores naturais, sociais e econômicos interagem no núcleo urbano, fazendo com que o processo aconteça lenta ou rapidamente.
Cenas em paisagens naturais e urbanas, mostradas em diferentes velocidades. Algumas exuberantes e inóspitas paisagens em contraste com as densas áreas, ocupadas por grandes edifícios, muitos veículos e transeuntes. Este roteiro visual, acompanhado pela marcação da trilha sonora de Philip Glass constitui a trilogia Qatsi, dirigida por Godfrey Reggio.
O primeiro filme: “Koyaanisqatsi – Life out of balance” é um documentário, lançado em 1983. A palavra estranha para nós tem origem na língua Hopi (uma nação indígena do nordeste dos EUA) e significa “vida desequilibrada” ou “vida louca”.
Em 1983, a Compaq lançou seu primeiro microcomputador concebido com base em engenharia reversa. No mesmo ano, Sally Ride torna-se a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço como integrante da tripulação da nave Challenger. Teve mais sorte do que a professora Christa McAuliffe, que embarcou na 10ª missão da Challenger (ano de 1986) e morreu na explosão do ônibus espacial da Nasa.
Aqui no Brasil, em 1983, ocorria uma maxidesvalorização do cruzeiro e os governadores, eleitos diretamente após o golpe militar de 1964, tomavam posse.
No Centro da cidade de Santos, o Teatro Guarany, que havia sido palco de personagens ilustres (artistas e políticos) jazia em cinzas desde o ano de 1981.
O discurso do abolicionista Antônio da Silva Jardim, no início do ano da Abolição (1888), está registrado na tradicional enciclopédia Grandes Personagens da Nossa História (Ed. Abril, São Paulo/SP, 1973)
"Quanto cheguei à tribuna, e olhei a multidão, senti esse inexplicável acanhamento que sente o homem diante da superioridade do povo que representa a Pátria; é essa invasão insensível da alma popular na alma do orador que estabelece a simpatia entre este e os ouvintes. Fui recebido por uma chuva de aplausos, sem nenhum protesto; e enquanto cada um se preparava para ouvir e o silêncio se fazia, senti-me suavemente aquecer ao calor da animação popular, sem perder a serenidade necessária para a sondagem contínua da impressão que as palavras produziam, e para não cair em divagações ou perder-me, esquecendo a filiação dos assuntos.
Pouco a pouco, o público se anima, anima-se o orador, e daí por diante segue-se o discurso, durante horas, ora movimentado pela sátira, ora serenado pela demonstração, ora exaltado pela apóstrofe; segue coberto de interrupções, de aplausos entusiásticos, de risos estrepitosos, que dificultavam a mesma exposição. Levados pelo contágio, muitos monarquistas haviam rido à vontade, acompanhando o combate e o ridículo às mesmas instituições que diziam sustentar... Terminei, propondo a moção de apoio ao ato dos vereadores de São Borja, e o protesto contra o ato do governo imperial”.
"Aplausos prolongados tinham coberto a moção. A causa estava ganha, e o primeiro meeting republicano realizava-se sem que o trono se animasse à violência. Estava tirada a prova real. Os republicanos podiam animar-se a um combate mais ativo".
Santos, 28 de janeiro de 1888. Silva Jardim fizera sua estréia política.
Quando muita gente já não acreditava na ressurreição do antigo teatro, na Praça dos Andradas, afinal 25 anos é muito tempo, eis que hoje as obras de restauração entram na última etapa. Ali, num espaço urbano agitado, o marco histórico adormecido vai, pouco a pouco, recuperando suas forças.
Foto: www.novomilenio.inf.br
Detalhe do Teatro Guarany, em Santos
O Teatro Guarany deve voltar a funcionar como sala de espetáculos e Escola Livre de Artes Cênicas. E, aproveitando a liberdade de expressão teatral, Santos comemora 50 anos de Festa. O Festival Santista de Teatro Amador que começou com a idéia de realizar um evento regional e hoje já é internacional. Os precursores: o teatrólogo Pascoal Carlos Magno, a jornalista, musa do modernismo brasileiro, Patrícia Galvão e o dramaturgo santista Plínio Marcos.
A 50ª edição do Festa terá apresentações em vários espaços culturais da cidade, durante o período de 1 a 15 de setembro. Acreditamos que na 51ª edição (2009), o Teatro Guarany já seja palco vivo.