Terça, 23 Abril 2024

Neste artigo, apresentamos uma ferramenta para cálculo de distâncias entre portos do mundo em função de rotas marítimas, proporcionando ao usuário uma forma fácil de consultar tal informação. Trata-se da ferramenta vesseldistance.com.

Para exemplificar o uso da ferramenta foi construído um exemplo com o objetivo de descobrir as distancias entre os portos de Aratu (Brasil) e Shanghai (China). A figura 01 demonstra a tela da ferramenta com a inserção do porto de origem e destino citados.


Figura 1 – Janela para configurar origem e destino para roteirização do caminho

A partir dos dados de entrada o sistema calcula a rota e fornece o resultado ao usuário em milhas náuticas, conforme a figura 2. 


Figura 2 – valores de distância a tempo
apresentados para as duas opções de caminho

O resultado convertido para quilômetros pode ser visualizado abaixo:

• 1 milha náutica = 1,852 quilômetros
• Opção 01: Cabo da Boa Esperança: 11530,00 nm = 21.353,56 km
• Opção 02: Canal do Panamá: 12837,00 nm = 23.774,124 km
• Uma Diferença de 2.420,564 km entre as opções

Além de apresentar os valores de distâncias das supracitadas opções de rotas, a ferramenta também apresenta o traçado da rota em um mapa dinâmico que permite ao usuário visualizar os caminhos de forma detalhada. Na figura 3 é apresentado em vermelho as duas opções de caminhos simulados: Cabo da Boa Esperança (A); e Canal do Panamá (B).


Figura 3 – apresentação do caminho no mapa com a
opção do Cabo da Boa Esperança (A) e Canal do Panamá (B)

Este é mais um exemplo de ferramenta simples e útil que pode auxiliar o usuário em uma busca de seu interesse. Faça as suas simulações e descubra quais os possíveis caminhos em função dos portos de preferência.

Link acessado em 30/04/2013
http://www.vesseldistance.com

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!