Segunda, 10 Novembro 2025

Centro VTS do Porto do Açu completa dez anos e reforça investimentos em tecnologia, capacitação e diversidade

Complexo portuário aposta em inovação para acompanhar o crescimento anual de acessos marítimos

Centro VTS do Porto do Açu

O Porto do Açu, localizado em São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro, planeja investir cerca de R$ 2 milhões nos próximos dois anos em melhorias no seu Centro VTS (sigla em inglês para Vessel Traffic Service – Serviço de Tráfego de Embarcações), o primeiro implementado no Brasil e que completa dez anos em dezembro deste ano.

O plano de investimentos inclui a atualização e a aquisição de equipamentos, com destaque para novas câmeras que ampliarão o sistema de monitoramento por imagens, sensores meteoceanográficos adicionais para acompanhamento das condições ambientais, atualizações tecnológicas, readequação de mobiliário e ações de capacitação da equipe do Centro VTS, atualmente composta por 16 profissionais.

Segurança e eficiência na navegação

Estabelecido com o propósito de ampliar a segurança e eficiência da navegação, contribuir para a proteção da vida no mar e apoiar o meio ambiente, o VTS tem capacidade para monitorar ativamente o tráfego aquaviário, interagindo com embarcações e respondendo a situações na área monitorada. O serviço integra o Centro de Operações e Respostas a Emergências (CORE) do Porto do Açu, junto à Segurança Corporativa e à Gestão de Riscos e Emergências.

"Nossos recursos e processos são voltados à continuidade das operações com foco em segurança, proteção da vida, preservação do meio ambiente e integridade dos ativos." — afirma Luiz Gustavo Cruz, Gerente Geral de Controle Portuário do Porto do Açu. Segundo ele, o porto tem registrado um crescimento médio anual de 49% no número de acessos marítimos entre 2015 e 2024, e deve alcançar 8 mil acessos em 2025.

Diversidade e protagonismo feminino

Além do pioneirismo no Brasil e do reconhecimento pelas melhores práticas, o Centro VTS do Açu se destaca também pela representatividade feminina na sua operação. O time atual tem maioria de mulheres, incluindo Tauane Souto, a primeira Operadora de VTS do país, que iniciou sua trajetória como jovem aprendiz e hoje atua como Supervisora do VTS.

"Eu tenho muito orgulho da minha trajetória dentro do VTS e por ter aberto as portas para que outras tantas tomassem esse mesmo caminho, assumindo cargos tradicionalmente masculinos." — declarou Tauane. “Juntas, somos responsáveis pelo bom andamento diário das atividades do Porto do Açu, fazendo valer um de nossos principais valores: a segurança.”

Inovação e integração tecnológica

O VTS opera de forma integrada ao Sistema de Gestão de Informações Portuárias (PMIS), plataforma tecnológica que processa dados associados à gestão portuária, como nomeação de embarcações para atracação, desatracação e fundeio, faturamento de tarifas portuárias e outras demandas administrativas, consolidando o Porto do Açu como um dos mais avançados do país em gestão e controle operacional.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!