Segunda, 29 Abril 2024

Iniciamos aqui no espaço Porto e Universidade uma nova série de artigos voltados para o tema transporte e meio ambiente.

Leia também
* Governança marítima, o meio ambiente marinho e o transporte marítimo internacional

No passado, quando se começou a discutir sobre meio ambiente e sua preservação na área de transporte o tema era sempre abordado de forma mais abrangente, referenciando a fauna e a flora.

Este assunto era debatido em eventos nos quais participavam principalmente países desenvolvidos, de modo que, com a evolução do tema foram incorporadas subáreas que passaram a tratar de itens como: uso e ocupação do solo, recursos naturais, urbanização e transporte, dentre outros.

Abaixo são listados alguns dos principais eventos internacionais sobre o assunto:

• 1979: Primeira conferência mundial sobre o clima, em Genebra na Suíça;
• 1992: Rio 92, com a adoção da convenção sobre diversidade biológica e da Agenda 21;
• 2002: Conferência mundial em Johanesburgo, na África do Sul, sobre mudança climática;
• 2012: Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável.

A preocupação com o meio ambiente está relacionada ao agravamento de algumas condições ambientais, decorrente do processo de industrialização e urbanização. Desde o início do período de industrialização mundial, a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera só tem aumentado e grande parte desse aumento está relacionado à utilização de meios motorizados de transporte que utilizam combustíveis fósseis e que aumentaram nas últimas décadas.

Observando as grandes e médias cidades é perceptível o aumento dos problemas de saúde decorrentes da poluição gerada em função do tráfego urbano. A figura 1 demonstra esta poluição na cidade de São Paulo.


Figura 1 – Poluição na cidade de São Paulo

Pensando logicamente, se países como China e Índia, que juntos somam mais de 2 bilhões de habitantes, acompanharem o nível de poluição dos países desenvolvidos, a Terra não terá como comportar tal situação.

Portanto a mudança é necessária e precisa estar aliada à tecnologia, fabricando cada vez em maior número veículos menos poluentes, que sejam abastecidos através de energia limpa, dentre outras evoluções.


Figura 2 – uma nação sustentável e ecologicamente correta

Vimos que as ideias e iniciativas de preservação do meio ambiente são relativamente novas quando comparadas ao tempo pelo qual poluímos o nosso planeta. Acredito que estas iniciativas irão aumentar com o decorrer dos anos e, quem sabe no futuro, conseguiremos curar esta doença criada por nós mesmos e nos transformaremos em um planeta sustentável e ecologicamente correta.

Referência
VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Transporte e meio ambiente: conceitos e informações para análise de impactos. São Paulo: Edição do Autor, 2006.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!