Sexta, 26 Abril 2024

Neste artigo, apresentamos a camada geográfica de instalações portuárias do Plano Nacional de Integração Hidrovia (PNIH) em um mapa dinâmico sendo visualizado sobreposto ao GoogleMaps.

O PNIH, lançado no dia 19 de fevereiro de 2013, foi concebido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) prevendo dois objetivos centrais: um estudo detalhado sobre as hidrovias brasileiras e a indicação de áreas propícias para instalações portuárias. Para atingir ao primeiro objetivo, idealizou-se o projeto intitulado "Desenvolvimento de Estudos e Análises das Hidrovias Brasileiras e suas Instalações Portuárias com Implantação de Base de Dados Georreferenciada e Sistemas de Informações Geográficas".

Uma das camadas desta base de dados georreferenciada é a camada de instalações portuárias. Esta camada tem por objetivo representar as diferentes instalações portuárias brasileiras e internacionais.

Na figura 1 é possível visualizar a camada de instalações portuárias sobreposta no GoogleMaps. Estas instalações estão representadas com a seguinte relação:

• Pontos vermelhos: Portos Organizados;
• Pontos verdes: Terminais de Uso Privativo (TUP’s) cadastrados na Antaq;
• Pontos azuis: principais portos internacionais;
• Pontos amarelos: Portos Públicos – portos contidos no SNV (Sistema Nacional de Viação).

Acesse o mapa. Ao clicar em um ponto é possível visualizar alguns dados da camada.


Figura 1 – Instalações Portuárias da base
de dados PNIH visualizadas no GoogleMaps

Na figura 2, é possível visualizar o detalhamento no complexo portuário de Itajaí com as posições dos TUP’s e o porto organizado, dando destaque os dados da Portonave.


Figura 2 – TUP’s no complexo do Porto de Itajaí

A figura 3 representa a visualização do TUP Portonave no detalhe, através da análise das imagens do GoogleMapas.


Figura 3 – Detalhamento no TUP Portonave

As figuras apresentadas acima representam a mesma informação em diferentes níveis de zoom, demostrando o detalhamento da camada, sendo que é possível consultar qualquer instalação portuária contida na base de dados da mesma forma que o TUP Portonave foi consultado.

Este é mais um exemplo da praticidade na utilização de um mapa dinâmico, objetivando visualizar informações georreferenciadas. Navegue pelos mapas e faça as suas consultas.

Links utilizados 11/04/2013
Todos os documentos do projeto: http://www.antaq.gov.br/Portal/PNIH.asp

Baixar a base de instalações portuárias em shp: http://www.antaq.gov.br/Portal/PNIH/Portos.zip

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!