Sexta, 17 Mai 2024

No decorrer das últimas semanas apresentamos na coluna Porto e Universidade uma série de artigos técnicos voltados ao planejamento de transporte, com o intuito de disseminar o tema. Os artigos foram apresentados de forma cronológica em função das fases previstas para a execução de estudos voltados à área de planejamento de transportes.

Leia também
* Planejamento de transportes
* Fases do planejamento de transportes
* Planejamento de transportes: análise prévia
* Planejamento de transportes: desenvolvimento dos objetivos e metas
* Planejamento de transportes: coleta de dados
* Planejamento de transportes: Modelo 4 Etapas
* Planejamento de transportes: validação dos modelos e calibração do sistema
* Planejamento de transportes: métodos de previsão
* Planejamento de transportes: formulação, avaliação e seleção de alternativas
* Planejamento de transportes: acompanhamento na implantação do plano

Para finalizarmos a série de artigos sobre o assunto, abordaremos aqui a fase de reavaliação.

A fase de reavaliação consiste na avaliação periódica do plano com o intuito de adaptá-lo, caso necessário, às alterações de ordem econômica e sociais não previstas pelo mesmo. Tal situação tem maior evidência nos planos de longo prazo.

Por exemplo: em um plano voltado para transporte de uma grande região e com cenários de longo prazo (30 anos), uma mudança significativa no preço do petróleo pode justificar a alteração e possível adequação deste plano em função de uma nova realidade antes não esperada. Um exemplo de evento imprevisível que mudou todo o cenário mundial foi à crise de 2008, sendo que, planejamentos em longo prazo executados antes deste período tiverem de ser reavaliados, pois suas projeções ficaram equivocadas após o aparecimento deste novo fato.

Um exemplo real de plano que sofre processo de reavaliação trata-se do PNLT – Plano Nacional de Logística e Transportes já citado em outros artigos. Ele tem por objetivo formalizar e perenizar instrumentos de análise, sob a ótica logística, para dar suporte ao planejamento de intervenções públicas e privadas na infraestrutura e na organização dos transportes, de modo que o setor possa contribuir para a consecução das metas econômicas, sociais e ecológicas do país, em horizontes de médio e longo prazo, rumo ao desenvolvimento sustentado.

O PNLT, essencialmente, está em processo de reavaliação periódica, que permitirá visualizar o necessário desenvolvimento do setor dos transportes em face das demandas futuras, associadas com a evolução da economia nacional e sua inserção no mundo globalizado.

O Planejamento de Transporte é uma prática essencial para conquistarmos um sistema logístico de transporte nacional com qualidade. As obras e definições apontadas nesses planos influenciam diretamente nas vidas dos moradores da área de estudo, pois a gestão eficiente dos transportes proporciona melhorias diretas e indiretas no sistema como um todo.

Referências
PNLT - http://www.transportes.gov.br/conteudo/3254

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!