Sexta, 17 Mai 2024

Continuando a série de artigos sobre planejamento de transportes, abordaremos aqui as fases de formulação, avaliação e seleção das alternativas.

Leia também
* Planejamento de transportes
* Fases do planejamento de transportes
* Planejamento de transportes: análise prévia
* Planejamento de transportes: desenvolvimento dos objetivos e metas
* Planejamento de transportes: coleta de dados
* Planejamento de transportes: Modelo 4 Etapas
* Planejamento de transportes: validação dos modelos e calibração do sistema
* Planejamento de transportes: métodos de previsão

Dentro do estudo de planejamento de transporte temos como objetivo formular, avaliar e selecionar alternativas e ações que podem ser viáveis para melhoria do transporte na área do estudo.

A formulação das alternativas consiste em estudar as possíveis formas de se atingir os objetivos propostos, sendo que, normalmente, isso implicará tanto em alterações na rede viária quanto nos serviços de transporte oferecidos.

Na avaliação das alternativas são inseridas ao modelo as alternativas formuladas e avaliados os impactos daquelas no sistema de transporte, sempre com referência ao cenário proposto.

Já a seleção das alternativas consiste em comparar as alternativas existentes em função das simulações executadas, decidir quais são relevantes e recomendar as mais adequadas para o objetivo estimado.

A fim de exemplificar tipos de alternativas dentro do contexto de planejamento de transportes, apresentamos um exemplo fictício na Figura 1, na qual são ilustradas três alternativas de escoamento para o Porto de Santarém, assim como a produção de milho 2010 por município.


Figura 1 - Alternativas de escoamento e produção de milho

As três alternativas apresentadas são: pavimentação da BR-163; construção da ferrovia trecho Nova Ubiratã–Santarém; e utilização da hidrovia Tapajós–Teles Pires. Tratam-se de opções concorrentes para o escoamento de grão para o Porto de Santarém e, através do estudo, podemos avaliar e selecionar quais delas são viáveis para implementação e quando as mesmas podem ser executadas.

As fases de formulação, avaliação e seleção das alternativas são as protagonistas do estudo, pois norteiam toda e execução do mesmo e influenciam em todas as fases.

Referências
IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/>. Último acesso em: 27 set. 2012.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!