Sexta, 17 Mai 2024

Em continuidade à série de artigos voltados ao planejamento de transportes, neste artigo abordamos o desenvolvimento dos objetivos e metas.

Leia também
* Planejamento de transportes
* Fases do planejamento de transportes
* Planejamento de transportes: análise prévia

Esta fase, dentro do contexto de planejamento de transportes, objetiva direcionar e mensurar todo o processo de planejamento para o deferido objetivo proposto.

Dentre os objetivos podem ser citados:

Econômicos (exemplos)
• Reduzir custos de transporte no Brasil;
• Aumentar a produtividade de um porto.

Não econômicos
• Reforçar a defesa do país;
• Aumentar o conforto de usuários de linhas do transporte público.

Já as metas representam a quantificação dos objetivos, por exemplo, a construção de 2.000 km de ferrovias em seis anos.

Fazendo uma associação com o Programa de Investimento em Logística para as Rodovias e Ferrovias do Governo Federal, os principais objetivos econômicos e não econômicos são:

• Ampliar e modernizar a rede de infraestrutura;
• Aplicar uma logística eficiente;
• Modicidade tarifária;
• Restabelecer a capacidade de planejamento integrado do sistema de transportes;
• Integração entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos;
• Articulação com as cadeias produtivas.

Outro item que deve ser analisado nessa fase é o dimensionamento dos horizontes para os objetivos e metas. Estes podem ser de:

• Curto Prazo: Tempo previsto para conseguir os primeiros resultados;
• Médio Prazo: Tempo previsto para finalizar a execução do projeto;
• Longo Prazo: Finalização das obras, tempo previsto para usufruir dos benefícios que o projeto possa causar.

Novamente em uma associação com o Programa de Investimento em Logística: Rodovias e Ferrovias, teríamos os seguintes apontamentos:

• Curto Prazo: 5 anos, primeiros resultos, grande parte do investimento está concentrado nesse período objetivando o rápido término das obras;
• Médio Prazo: 20 a 25 anos, finalização das obras e pagamento dos financiamentos;
• Longo Prazo: mais de 25 anos, melhoramento da logística nacional e utilização de todas as obras previstas no projeto.

Os objetivos e as metas, dentro do contexto de um estudo de planejamento de transporte, são extremamente importantes, pois possibilitam identificar com clareza, qual é o problema, o que devemos fazer para solucioná-lo e quando iremos finalizar cada parte do mesmo.

Fontes
Apresentação – Programa de Investimento em Logística: Rodovias e Ferrovias

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