Quinta, 16 Mai 2024

Continuando a série de artigos sobre Sistemas de Informações Geográficas, neste artigo serão apresentados alguns exemplos de uso desta tecnologia com ênfase em sobreposições de camadas e análise espacial.

Na Figura 1, é possível visualizar o uso de SIG para simulação de rotas de emergência a partir do rastreamento do telefonema que originou o chamado. Através do cálculo da rota, é viável identificar qual veículo está em melhor posição para atender o chamado, otimizando assim o acesso ao ponto de emergência.


Figura 01 - Exemplo de sobreposição de camadas

No primeiro exemplo, é a sobreposição de camadas que possibilita ao analista visualizar a localização das chamadas, as posições dos veículos, o arruamento urbano da cidade e os caminhos com melhor rota, possibilitando desta forma, agilidade no atendimento.

O segundo exemplo trata-se da distribuição espacial dos acidentes de trânsito ocorridos na cidade de Manaus entre os anos de 2000 a 2006 (Figura 02).

A partir desses dados, é possível visualizar a localização das ocorrências dos acidentes de trânsito (a), assim como, a intensidade destas ocorrências (b). Através da análise destes dados, é possível identificar, por exemplo, onde a administração pública deve executar políticas de segurança, visando a diminuição de acidentes no município.


Figura 02 - Mapa da distribuição espacial dos acidentes
de trânsito em Manaus de 2000 a 2006

Também no segundo caso, é a sobreposição de camadas que possibilita a visualização do arruamento da cidade associado aos dados de acidentes registrados. Esta combinação de informações facilita a análise e, consequentemente, otimiza a decisão de investimentos em melhorias na segurança local.

Os dois exemplos apresentados demonstram a potencialidade da ferramenta SIG que permite ao gestor realizar análises e decisões de forma mais segura e apropriada, tanto no setor público quanto no privado.

Referência
http://ufrr.br/revista/index.php/actageo/article/viewFile/554/563

Assista também

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!