Sexta, 17 Mai 2024

Dando continuidade à série de artigos sobre Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), será apresentada uma funcionalidade simples mas muito utilizada para auxiliar na visualização de dados geoespaciais: a sobreposição de camadas.

* Sistemas de Informações Geográficas - Transportes
* Sistema de Informações Geográfica: evolução
* Geoengenharia: conclusões

A sobreposição de camadas permite ao usuário justapor informações espaciais, possibilitando a visualização de vários temas, sobrepostos ou de forma separada.

Essa técnica (ilustrada na Figura 01), muito utilizada em sistemas SIG, permite a visualização das camadas de forma rápida e simples, possibilitando ao operador relacionar a informação existente através da posição e da topologia dos objetos, com a finalidade de gerar nova informação.


Figura 01 - Exemplos de sobreposição de camadas

Como demonstrado na Figura 01, através desta técnica é possível sobrepor dados de vias, hidrografia e elevação, entre outros, que quando unidos tentem a representar todas as feições do terreno. O usuário pode ativar os desativar cada tema (camada) separadamente, permitindo uma análise isolada ou conjunta das informações geoespaciais.

Na próxima semana serão apresentados exemplos de soluções práticas em SIG que utilizam esta técnica para análise espacial e processamento de dados geográficos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!