Continuando a série de artigos sobre Sistemas de Informação Geográficas, hoje será apresentada uma breve relação teórica de como esta tecnologia é utilizada na área de transporte e logística, o que permite a realização de simulações para auxílio na tomada de decisão.
Dentro do contexto de sistemas para modelagem de transportes e logística, softwares específicos com propriedades de SIG auxiliam na realização de avaliações de rotas e custos. Os cálculos são baseados em informações geométricas e seus respectivos atributos que descrevem as características das malhas viárias (que podem ser de diferentes modais). Para que os softwares possam gerar resultados confiáveis, é necessário que os dados tenham origem segura e estejam sempre atualizados.
A Figura 01 ilustra como um Sistema de Informações Geográficas auxilia na área de transportes e logística.
Figura 01 - A relação entre dados, sistemas de informações geográficas
e sistemas voltados para transporte e logística
O advento dos SIGs vem contribuindo com o aumento da dispersão de dados. Em contrapartida, segundo Sehgal, Getoor e Viechnicki (2006), o rápido crescimento da quantidade de dados espaciais disponíveis nos meios digitais tem alimentado significativamente o interesse em descobrir informações relevantes nessas bases.
Na próxima semana, serão apresentados alguns exemplos de simulações multimodais que demonstram a riqueza desta atividade.
Referências
CÂMARA, G.; DAVIS, C.; MONTEIRO, A. M. V. Introdução à ciência da geoinformação. São José dos Campos: INPE, 2001. Disponível em: <http://mtc-m12.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/sergio/2004/04.22.07.43/doc/publicacao.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2009.
SEHGAL, V.; GETOOR, L.; VIECHNICKI, P. D. Entity Resolution in Geospatial Data Integration. In: Proceedings of 14th International Symposium on Advances in Geographic Information Systems. Arlington, Virginia: ACM Press, New York, NY, USA, nov. 2006.