Já há algum tempo, com a evolução da informática, surgiram novas possibilidades de análises estratégicas para o auxílio na tomada de decisão. A possibilidade de visualização dos resultados das análises espacialmente em um mapa faz com que o usuário compreenda de forma facilitada e clara.
Esse tipo de tecnologia é chamado de Sistema de Informação Geográfica – SIG ou GIS (Geographic Information System). Contudo, mesmo antes do surgimento da informática já existiam exemplos de análise espacial em mapas, como mostra a Figura 1.
Figura 1 - Histórico de evolução do SIG
Na Figura 1 é demonstrada a evolução do SIG, onde é possível visualizar a utilização de mapas em diferentes épocas. A evolução do SIG e o seu uso como análise espacial aconteceram da seguinte forma:
· Início evolutivo do SIG (35.000 a.C)
o Ilustração dos registros para descrever rotas de migração em rochas;
· O uso dos mapas pelo Império Romano no Século I
o Utilização de mapeamentos para ordenação urbana;
· O exemplo mais clássico de uso do SIG antes da informatização, no século XIX
o Em 1854, Londres estava sofrendo uma grave epidemia de cólera. Através da análise espacial nessa capital, durante esse período, foram identificadas informações que potencializaram a tomada de decisão quanto às ações de combate a cólera;
· A análise militar executada na Segunda Guerra Mundial (anos 30 e 40)
o Utilização de análise espacial para planejar as melhores estratégias e táticas de guerra;
· Primeiro caso de utilização de recursos computacionais em SIG (1962)
o Foi aplicado no Canadá, com a denominação de CGIS. Esse aplicativo tinha como objetivo auxiliar no planejamento de recursos naturais e de uso do solo;
· Tecnologia atual
o Com a evolução do hardware e software, os novos recursos computacionais trouxeram grandes benefícios para a utilização de um SIG. Atualmente é possível processar modelos matemáticos de uma forma ágil e eficiente, e a partir da computação gráfica, também é possível fazer análises espaciais com maior detalhamento. Por fim, a internet disseminou a utilização da tecnologia GIS para todos os tipos de usuários, como por exemplo, através do Google Earth.
Nas próximas semanas serão apresentados exemplos de aplicação de SIG que permitirão a compreensão desta tecnologia.
Assista também
Documentário; primeiro SIG computacional
Parte 01
Parte 02
Parte 03