Dando continuidade à série de artigos sobre sustentabilidade, hoje iremos apresentar mais uma técnica de simples aplicabilidade, que possibilita grandes economias para a sociedade e para o morador que a aplica: o ecotelhado.
O ecotelhado é uma técnica que consiste na aplicação de vegetação sobre uma camada impermeável, instalada na cobertura de edificações. Suas principais vantagens são facilitar a drenagem, fornecer isolamento acústico e térmico e produzir um diferencial estético e ambiental na edificação (Figura 1).
Figura 01 – Exemplo ilustrativo de casa com ecotelhado
Um exemplo de composição de ecotelhado pode ser visualizado na Figura 02.
Figura 02 – Modelo de estrutura de telhado verde
Os custos de instalação de um ecotelhado varia em função do sistema e tecnologia adotados. A diferença de preços é referente à complexidade de instalação, a qualidade do material e à falta de mão-de-obra especializada.
Figura 03 – técnica de telhado verde em grandes edifícios (Chicago,
Estados Unidos)
Atualmente no Brasil, existem tecnologias simples e principalmente eficazes de ecotelhados, permitindo economia de energia e uso da área como jardim e lazer, quando em lajes planas. Outro fator de economia é a extensão da vida útil de uma cobertura com ecotelhado em relação à convencional, sujeita a demandas de manutenção devido à ação dos fatores climáticos, principalmente a impermeabilização, que fica menos propensa a fissuras pela constantes mudanças de temperaturas.
Figura 04 – Várias edificações cobertas com ecotelhado
Os ecotelhados são soluções simples, práticas e principalmente viáveis de implantação, que possibilitam economia no bolso do investidor e ajuda a preservar o planeta, com diminuição de gastos energéticos, absorção de água da chuva, entre outros benefícios. São praticas assim, sustentáveis e inteligentes que com certeza irão mover o futuro das edificações.
Assista também
Ecotelhado (telhado verde)
Acessados em 08/10/2011
http://www.jornaldemocrata.com.br/materias/read.asp?Id=7080&Secao=115