Hoje iremos apresentar algumas técnicas de captação de água da chuva em residências. Uma iniciativa que além de resolver o problema da falta de água, ainda reduz a vazão da água da chuva nas ruas, contribuindo para diminuição de enxurrada e consequentemente possíveis enchentes.
A tecnologia de captação de água da chuva é baseada em um método sustentável para captação e aproveitamento da água que cai em coberturas de edificações, como casas, prédios residenciais, comerciais entre outros. O sistema consiste em recolher, filtrar, armazenar e disponibilizar esta água para uso em área externa ou interna, este sistema pode ser visualizado na Figura 1.
Figura 01 – Esquema do sistema de captação de água de chuva
Para efetivar o aproveitamento da água da chuva e desfrutar de seus benefícios, é necessário que se projete adequadamente levando-se em conta:
• Sistema de coleta da água de chuva que cai no telhado;
• O armazenamento da água de chuva em tanques e reservatórios;
• O abastecimento da água de chuva aos seus locais de uso;
• A drenagem da água de chuva em caso de chuvas intensas.
Vale ressaltar que a água de chuva, de acordo com a norma ABNT 15527, somente pode ser usada para fins não-potáveis em ambientes urbanos (não deve ser usada para beber, banho, lavagem e cozimento de alimentos).
Entre seus principais usos estão:
• Em áreas urbanas: banheiro (descarga de vasos sanitários); regas de hortas e jardins; lavagem de pisos, quintais e automóveis.
• Em áreas rurais: além dos mesmos fins do ambiente urbano, destina-se a irrigação de plantações, lavagem de criatórios de animais, entre outros.
• Em áreas industriais: além dos usos semelhantes a edificações em ambiente urbano, recomenda-se para resfriamento de caldeira, lavagem de peças, dentre outras aplicações.
Clique aqui para ler a segunda parte deste artigo.