Quinta, 03 Julho 2025

Nova solução da VLI eleva em 10% a performance da Mosaic no primeiro mês

Serviço inédito amplia escopo ferroviário, fortalece a cadeia de fertilizantes e reforça protagonismo logístico da VLI no Brasil

Locomotiva da VLI

Imagem: Divulgação / VLI

A VLI, companhia especializada em soluções logísticas integradas, acaba de lançar um novo modelo de serviços ferroviários que oferece, além do transporte, a operação completa de descarga de vagões dentro das instalações industriais de seus clientes. A estreia foi com a Mosaic Fertilizantes, em Uberaba (MG), e já demonstrou impacto imediato: um aumento de 10% na performance operacional no primeiro mês.

Até então, a VLI era responsável apenas pelo transporte das cargas de rocha fosfática e enxofre até o complexo da Mosaic. Com a nova modalidade, passa a realizar também o descarregamento, manobras, abertura de vagões, além da limpeza das correias transportadoras e manutenção das vias internas, atividades que antes eram feitas pela própria Mosaic.

A nova operação exigiu a contratação de 89 novos profissionais e está alinhada à estratégia da Mosaic de fortalecer seu foco no core business. Para a VLI, é uma ampliação da oferta de valor ao cliente, com ganhos em eficiência logística e aumento de participação no mercado de fertilizantes.

“A cocriação de soluções como esta é um dos focos da companhia. Os clientes se dedicam ao core business e a VLI entrega eficiência ponta a ponta na cadeia logística” — Carolina Hernandez, diretora-executiva Comercial da VLI.

🌾 Fertilizantes e o potencial da ferrovia

O Brasil é o 4º maior consumidor de fertilizantes do mundo e ainda depende significativamente da importação. A VLI, que movimenta cerca de 10 milhões de toneladas por ano desses insumos, vê na ferrovia uma oportunidade estratégica para ganho de escala, já que atualmente 85% do transporte é feito por rodovias.

Com os resultados já alcançados, a expectativa é que o novo modelo gere um incremento de até 17% no volume transportado ainda em 2025, com menores emissões e maior segurança no manuseio das cargas.

🚆 Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica

O Corredor Sudeste da FCA conecta os principais polos produtivos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. É por ele que circulam cargas como açúcar, grãos e fertilizantes, reforçando a integração entre modais e a eficiência logística da região.

Além disso, o Tiplam opera 100% de seus fluxos de exportação por ferrovia, o que reduz consideravelmente o tráfego urbano e as emissões de CO₂ na Baixada Santista — até nove vezes menos poluente que o modal rodoviário.

Com essa nova entrega, a VLI reforça seu protagonismo logístico e avança na missão de oferecer soluções completas, inovadoras e sustentáveis para o transporte de fertilizantes e outras commodities estratégicas para o país.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!