Quarta, 14 Mai 2025

Continuando a série de artigos voltados para o tema sustentabilidade, hoje serão apresentados alguns tipos de turbinas eólicas de pequeno porte para geração de energia. Estas turbinas partem do principio de converter a energia cinética gerada pela rotação da hélice impulsionada pelo vento, em energia elétrica.

A energia eólica aplicada em grande quantidade é uma iniciativa que pode acelerar o progresso em direção a neutralidade climática e sustentabilidade, o exemplo da Figura 01 ilustra a implantação de uma turbina eólica em um poste de iluminação pública, uma solução que pode ser estuda.


Figura 01 – Turbinas Eólicas de Pequeno Porte e iluminação pública

A Figura 02 ilustra a instalação de turbina eólica de pequeno porte em uma faculdade no Arizona (Estados Unidos), onde foram instaladas cinco turbinas que combinadas geram um total aproximando de 12kW de energia elétrica para a escola.


Figura 02 – Turbinas instaladas em faculdade no Arizona (EUA)

A energia eólica também pode instalada em residências e existe uma iniciativa mundial para que isto ocorra possibilitando assim que a casa familiar seja parcialmente sustentável em termo de consumo de energia, sendo que esta tecnologia pode ser combinada com a energia solar e a distribuição elétrica convencional, permitindo assim, que a residência tenha uma opção confiável.


Figura 03 – Turbinas Eólicas de Pequeno Porte em residência familiar

Vale ressaltar que existem algumas limitações para esta tecnologia e determinar um local viável para uma turbina eólica é o primeiro passo e mais importante no processo de instalação. Há muitas variáveis a considerar ao avaliar um local em potencial, incluindo velocidade do vento, topografia, acessibilidade e outros impactos ambientais e visuais.

Mas a instalação de turbinas eólicas de pequeno porte nos campus universitários, por exemplo, pode ser uma iniciativa viável para ajudar na pesquisa e divulgação esta tecnologia e consequentemente reduzir os custos de energia, educar os alunos e a comunidade sobre tecnologias de energia renovável, além de ser um compromisso público visível para um futuro ambientalmente sustentável.

Referências
Acessados em 18/06/2011
http://www.edcmag.com

Assista também

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!