Quarta, 14 Mai 2025

A sustentabilidade vem sendo destinada a orientar ações no sentido de preservar a qualidade de vida nos processos de desenvolvimento das cidades. A ambiência habitacional considera a produção de espaços que atendam às definições de habitação e cidade, um exemplo desse tipo de sustentabilidade é o apresentado por Jane Jacobs (1984), relativo à experiência de Boston North End., um bairro da cidade America de Boston.


Região portuária - North End. – Boston

Em Boston North End. a população, contrariando os interesses da prefeitura local que queria impor o padrão norte americano de assentamento mencionado no artigo da semana passada, tomou uma série de medidas. Os moradores promoveram intensa recuperação de uma área (próxima ao cais do porto) de baixíssimos indicadores de saúde, urbanísticos, econômicos, altos índices de criminalidade, entre outras precariedades, e o transformou em um local charmoso, auto-suficiente e bastante procurado.

Fica então uma questão: Quem gastou na recuperação sócio-econômico-urbanística? Ninguém, ou melhor, todos (a população), menos a divisão de planejamento urbano daquela cidade, que tinha interesse, porém não o realizou.

Quais seriam de fato, as condicionantes desta recuperação a custo zero? Densidade alta, heterogeneidade de uso urbano e posicionamento neutro dos planejadores, que neste caso, não puderam manifestar seus interesses.

Ali se desenvolveu um urbanismo que contraria frontalmente o norte-americano: nada de segregação por função e nada de baixa densidade. Praticou-se uma abordagem orgânica de atuação, baseada nas necessidades da população e não nas dos técnicos; mas praticou-se uma abordagem neutra por parte dos planejadores.

Os resultados obtidos neste caso de uso são fruto de uma atitude de não interferência e não super planejar, “de modo que seja permitido ao ambiente construído a flexibilidade de mudar, como as pessoas mudam de residência, ou mudam como as famílias que crescem ao longo do ciclo de vida e suas necessidades.”


Região portuária – Boston – Hanover street

Hoje em Boston North End. existem vários restaurantes italianos, áreas para caminhar com a família entre outras atividades, proporcionando ambientes atrativos para lazer durante o dia e a noite.

Todas estas considerações conduzem a uma situação de sustentabilidade, onde exemplos como este podem ser aplicados no Brasil. Existem iniciativas de revitalização em áreas próximas de alguns portos brasileiros, sendo que não há porquê áreas portuárias estarem fadadas à marginalização.

Referência
JACOBS, Jane. The death and life of great American cities: the failure of town planning. Middlesex, England: Penguin Books, 1984.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!