Hoje será apresentado um modelo de urbanização de M. A. Delucchi, K. Kurani & J. Koo da Universidade da Califórnia que visa amenizar os problemas citados no artigo da semana passada.
Este modelo de urbanização toma como exemplo pessoas que vivem em casas unifamiliares de densidade relativamente baixa e que optam por utilizarem seus automóveis como meio de locomoção ao trabalho. É proposto, portanto, o projeto de uma cidade que atende tais características ao passo que oferece melhorias qualitativas em: segurança, custo de infraestrura, organização social e espaço para pedestres, entre outros.
Para tanto, os autores trabalharam primeiramente na melhoria do desenho das vias, e tendo em vista a otimização da passagem dos veículos pesados foi aplicado o conceito de “dual-road”. Neste modelo ocorre a separação de vias para veículos de alta e baixa velocidade, onde no lugar de apenas uma via, o sistema trabalha com vias separadas que atendem desde crianças caminhando a 3km/h até veículos a 120 km/h. Os tipos de vias são:
- LLMs: inclui qualquer modalidade de transporte sobre um limite de massa e velocidade; Exemplo: pedestres, ciclistas, motocicletas, entre outros.
- FHVs: refere-se aos carros convencionais, caminhões, ônibus entre outros.
As rodovias LLMs podem variar de uma faixa simples e estreita a uma via com tráfego motorizado, uma faixa de ciclovia, e ainda passeios para pedestres. Já as FHVs tratam-se de vias semelhantes às estradas convencionais, sendo que a cidade estará dentro de um anel viário que liga as bordas ao centro, conforme a figura abaixo item (1).
Clique para ver em tamanho ampliado
Sistema viário para os novos cidades(1), ramificação de bairro(2),
detalhes de calçadas e ruas residenciais(3) e centro da cidade(4)
Na figura (2) acima temos um bairro com rodovias FHVs e LLMs circundadas por um anel viário FHVs, no item (3), é possível visualizar o detalhamento entes as residências com suas vias de acesso misto (LLMs e FHVs). Por último, no item (4), é possível visualizar o detalhamento do centro da cidade dividido em centros comerciais, industriais, administrativos, de serviços, educacionais, entre outros.
Na próxima semana iremos apresentar uma crítica a este sistema de urbanização, analisando os prós e contras em sua implantação.
Referencia
acessado em 11/06/2011:
http://www.its.ucdavis.edu/publications/2002/UCD-ITS-RR-02-08-rev.1.pdf