Sexta, 14 Junho 2024

O crescimento desordenado da frota de automóveis é um problema mundial e seu resultado converge em enormes congestionamentos. Ao passo que a capacidade da infraestrutura nas estradas só pode ser aumentada lentamente, uma gestão de tráfego eficiente se faz necessária para atenuar os impactos negativos do tráfego rodoviário.

Pensando em gestão de tráfego eficiente a União Europeia lançou em janeiro de 2010 o projeto CoVel (Cooperative Vehicle Localization for Efficient Urban Mobility) ou Cooperativa de Localização do Veículo para a Mobilidade Urbana Eficiente. Este projeto visa à criação de um sistema de monitoramento que amenize os engarrafamentos e outros distúrbios cotidianos, principalmente em área urbanas.

Para isto, o projeto CoVel objetiva desenvolver e comercializar o Lane Navigation Assistant (LNA) ou Assistente de Navegação entre Pistas, um dispositivo no veículo que permitirá analisar a intensidade de tráfego na pista, orientando o condutor especialmente em áreas urbanas.


O LNA indica qual pista o motorista deve se direcionar

O LNA usará o sistema GNSS (Sistema de Posicionamento Global por Satélite), para obter o posicionamento do veículo e cruzar com informações de tráfego urbano no mapa. Além disto, o posicionamento por satélite será reforçado por meio de algoritmos inovadores na localização e harmonização do veículo no mapa.


Mapa no sistema CoVel reajustando coordenada obtida pelo sistema GNSS

Com o posicionamento do veículo e informações de acidentes ou lentidão no tráfego urbano, o sistema LNA poderá alertar o motorista e reordenar a rota do mesmo, amenizando assim o tráfego rodoviário (figura abaixo).


Sistema CoVel – antes de chegar no acidentes
o motorista é avisado e muda de faixa

O Sistema CoVel é um exemplo de tecnologia capaz de amenizar problemas de infraestrutura, proporcionando maior conforto aos motoristas e fluidez nos tráfegos das cidades.

Referência
Site acessado em 03/06/2011
http://www.covel-project.eu

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