Quarta, 14 Mai 2025

Dando continuidade ao tema discutido no artigo passado, no qual foram descritos os levantamentos de controle, mais especificamente a RBMC, hoje será apresentada outra rede de monitoramento de controle gerenciada pelo IBGE, a RMPG - Rede Maregráfica Permanente para Geodésia.

Segundo o IBGE a RMPG foi concebida em 1997 pelo Departamento de Geodésia da instituição com a finalidade de determinar e acompanhar a evolução dos valores de marcos altimétricos do Sistema Geodésico Brasileiro nas regiões costeiras.

Este trabalho se justifica, pois os valores de altitudes são baseados no nível médio dos mares (representado pelo Geóide) e os dados da RMPG são utilizados na representação e correção do mesmo. 

Quatro estações Maregráficas já foram implantadas e estão estrategicamente espalhadas pelo litoral brasileiro, sendo elas:

Macaé (RJ): desde 1994 – aprimoradas em 2001, através da instalação de novos equipamentos digitais;
Imbituba (SC): desde 1998 – aprimoradas em 2001, através da instalação de novos equipamentos digitais;
Salvador (BA): desde 2002 - com equipamento digital desde outubro de 2004;
Santana (AP): implantada no final de junho de 2005.
 

Localização das estações - Rede Maregráfica Permanente para Geodésia

Outras duas estações maregráficas estão previstas para as Regiões Norte e Nordeste do país e vão ser implantadas nos portos de Belém e Fortaleza. O conjunto de estações da RMPG permitirá que os níveis médios do mar em toda a costa brasileira sejam determinados e correlacionados com as observações pretéritas.
 

Estações Maregráficas de Imbtuba (SC) e Macaé (RJ)

Entre os objetivos da RMPG está o de proporcionar a correlação entre todos os demais referenciais altimétricos, notadamente aqueles utilizados na Cartografia Náutica e nas operações portuárias, proporcionando grandes benefícios aos usuários da RAAP (Rede Altimétrica de Alta Precisão) nas regiões costeiras.

Os dados de Observação de Maré podem ser baixados no site do IBGE, para as estações pertencentes à Rede.

Site Acessado em 12/02/2011
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/rmpg/default_rmpg_int

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!