Sábado, 01 Junho 2024

Os levantamentos de controle são reconhecidos pelos profissionais de áreas como a topografia e a cartografia pela qualidade e pela altíssima precisão. Essas duas características fazem com que os levantamentos de controle sirvam de referência para outros levantamentos, um exemplo trata-se da rede de marcos geodésicos, gerenciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, que serve de apoio para levantamentos topográficos em todo o Brasil.


Exemplo de marco de referencia geodésica

Dentre as redes de marcos geodésicos gerenciadas pelo IBGE existem diferentes níveis de precisão, porém a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) é a que se destaca quanto a acurácia. Cabe ressaltar que o alto nível de detalhamento justifica a utilização de tal rede para cálculos de pontos como o ilustrado na figura acima.

A Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo é dotada de antenas e receptores de alta precisão e materializada por pilares estáveis. Além disso, suas observações são processadas de acordo com procedimentos científicos, adequados ao monitoramento da posição tridimensional na ordem do milímetro. Por se tratar de um levantamento de dados contínuo, ou seja, 24 horas por dia, as coordenadas podem obter valores de variação anual da posição dos marcos com precisão submilimétrica.


Clique aqui para ver ampliado o RBMC dos Sistemas GNSS (IBGE)

Como pode ser visto na figura acima, os pontos da RBMC estão estrategicamente espalhados por todo o Brasil e podem ser utilizados como referência para determinação de outros marcos geodésicos. Por sua vez, os marcos geodésicos oriundos da RBMC podem servir de ponto de partida para levantamentos topográficos georreferenciados com alta precisão.

A utilização de dados confiáveis como os da RBMC proporcionam confiabilidade e controle ao dado gerado, um exemplo, são os dados de referência de nível que podem ser utilizados para monitorar estruturas instaladas em áreas portuárias aplicando técnicas de topografia de precisão.

Sites acessados em 04/02/2011
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/rbmc/rbmc.shtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apia%C3%AD

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!