Continuando a sequência de artigos sobre sensoriamento remoto, hoje será apresentado um dado de elevação proveniente de diferentes tipos de sensores remotos, o ETOPO1.
* Sensoriamento Remoto no auxílio ao PGO
* Sensoriamento Remoto no auxílio à execução de mapeamento
O ETOPO1 trata-se de um modelo tridimensional de toda a Terra contendo informações altimétricas e batimétricas, disponibilizado em agosto de 2008 pelo National Geophysical Data Center (NGDC), um dos órgãos da National Ocean and Atmospheric Administration (NOAA).
Os dados do ETOPO1 são disponibilizados em forma de imagem, sendo que cada pixel representa um valor de altitude com resolução de um arco – minuto que representa aproximadamente 1.800 metros. Isto significa que em cada arco de minuto tem-se um valor de altitude, formando uma grade de pontos que cobre todo o planeta e materializa um modelo de elevação do mesmo.
Imagem ETOPO1 – modelo de elevação da Terra (fonte: NOAA).
Clique na imagem para ver em tamanho ampliado.
Como pode ser visto na imagem abaixo, o ETOPO1 é formado por um conjunto de informações oriundas de diversas fontes. Porém, no que se refere à batimetria, a maior parte dos dados são provenientes da General Bathymetric Chart of the Oceans (GEBCO) - azul na imagem.
Fontes e cobertura de conjuntos de dados usados na ETOPO1
(fonte: NOAA). Clique na imagem para ver em tamanho ampliado.
O GEBCO é composto por um grupo internacional de especialistas em cartografia oceânica que desenvolvem e disponibilizam uma gama de conjuntos de dados batimétricos.
Os dados de ETOPO1 podem ser utilizados em diversas aplicações voltadas a análises macro (em função de sua precisão), como efetuar perfis topográficos para análise de fossas oceânicas; identificar as plataformas continentais; delimitar bacias hidrográficas e analisar a batimetria costeira, entre outras utilidades.
ETOPO1 visualizado no Google Earth
Tanto os dados de elevação do ETOPO1 quanto os do GEBCO são de domínio público e podem ser acessados através dos links dispostos abaixo.
Sites visitados em 20/01/2011
http://www.ngdc.noaa.gov/mgg/global/
http://www.ngdc.noaa.gov/mgg/image/color_etopo1_ice_low.jpg
http://www.ngdc.noaa.gov/mgg/global/relief/ETOPO1/docs/ETOPO1.pdf
http://www.gebco.net/data_and_products/gridded_bathymetry_data